segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Produtividade da sua Equipe

Este é um tema que pode ser muito explorado, com mil dicas de estratégias aumentando cada vez mais a produtividade da sua equipe.



Por onde começar? como passar para todos as prioridades? o planejamento do período? as tarefas? as metas? os prazos?, etc...fechar uma única linha de raciocínio com a sua equipe de uma forma eficaz contando com a colaboração de todos.


Vamos iniciar com Reuniões, sim! isso mesmo! Reuniões mensais, quinzenais ou semanais com toda a equipe (veja qual é a necessidade dos períodos de agendamento de reunião para manter todos alinhados com a performance necessária para a loja).


Reuniões são ferramentas fundamentais para provocar mudanças e obter soluções. Possibilitam o crescimento coletivo e aumento do entendimento de metas e objetivos. Um aspecto fundamental é o tempo, hoje em dia, as melhores práticas sugerem que as reuniões sejam mais curtas e mais frequentes, como forma de aumentar a produtividade.


Se prepare com o material necessário e conteúdo pois este é um momento muito importante para você gerente pois a sua liderança poderá ficar ameaçada se não tiver uma postura e conteúdo, faça deste momento um encontro produtivo, motivador, objetivo e prazeroso, a equipe deve sentir que eles são peças fundamentais para a conquista dos objetivos.


Agende as reuniões com antecedência, assim todos poderão se programar para este dia, evitando assim faltas e atrasos. Utilize o quadro de avisos da sua loja, informando o dia, horário, duração e assuntos que serão abordados.


Lembre, um funcionário motivado é sinônimo de menor desperdício e maior produção.


Pautas para reunião:


• Fechamento do mês anterior – índices de performance realizados – cotas e percentual atingido,PM (preço médio), VM (venda média), PA (peças adicionadas), TX (taxa de conversão), etc.. Analise junto a equipe, quais foram os fatores internos e externos que colaboraram para o desempenho do mês.


• Apresente as Metas do mês que se inicía tanto da loja como de cada vendedor, cotas em valor, peças e índices necessários para chegar ao objetivo. Faça o planejamento do mês que inicía, com as estratégias que serão necessárias para a otimização da performance do mês, escute a sua equipe, veja o que eles sugerem para facilitar o atingimento das metas para o mês que se inicia, ex: motivacionais relâmpagos, ações com clientes fidelizados, alteração do visual e merchandising da loja aos finais de semana, etc.


• Em alguns sábados do mês, faça reuniões antes de iniciar o dia de vendas – abrir com um café da manhã, será uma reunião motivacional, abordando a meta do dia, inclua algum texto motivacional ou dinâmica em grupo, descontraia e iniciem o dia com o pé direito!! Lembre esta é uma reunião de no máximo 30 minutos deve ser leve e motivadora..


• Outros assuntos como treinamentos/ desenvolvimento de equipes, introdução de novas implantações na loja, reuniões sobre operacionais, pesquisas de mercado/concorrentes, etc..deverão ser abordados em outras datas de reunião, sem interferir na reunião mensal de metas e aos sabados de dinâmicas/textos para refletir e motivacionais relâmpagos.

Novos Vendedores - Integração e Treinamento constante

Admitir foi um passo,... integrá-lo a loja/equipe é outro,... mas assumir a verdadeira formação para poder fazer dele um verdadeiro vendedor o mais depressa possível é um dos verdadeiros desafios do Gerente.


Fazer com que um novo vendedor fique seguro e perfeitamente à vontade desde o seu primeiro dia de trabalho não é apenas um detalhe de delicadeza humana que devemos a todos, mas também uma estratégia gerencial.


O gerente tem toda a responsabilidade neste processo, que se aplica a fazer com que o novo vendedor se sinta em casa, definindo a ele a posição que irá ocupar na empresa, acompanhando-o no treinamento introdutório e no desenvolvimento de sua aprendizagem, criando assim um clima saudável e adequado em sua equipe.


Inicíe com a apresentação da loja, onde é o estoque, caixa, provadores, onde irá guardar os seus pertences pessoais durante o dia trabalhado, entregue a agenda pessoal em que irá cadastrar os clientes para fidelização. Depois saia pelo shopping, apresentando os espaços, área de alimentação, banheiros, cinemas, lojas de concorrência direta e indireta,  é de extrema importância a apresentação do espaço loja/shopping onde irá trabalhar.

Na sequencia, apresentação da equipe com a qual irá conviver, vendedores, caixas, estoquistas e auxiliar de serviços gerais da loja.
Assim ele terá a visão de um todo, espaço fisico e pessoas no seu dia a dia.


Agora vem a hora de apresentar ao seu novo vendedor a missão e visão da empresa, as normas da empresa, qual será a sua rotina de trabalho, horário de chegada, saída, lanche, escala de folgas, seção de reposição na loja e como fazer, condições de pagamento, como fazer cadastros de clientes em sua agenda, dando sequencia com o produto apresentação as características e benecífios, história da coleção, falar sobre o consumidor da marca, idade comportamento, etc..


Lembre, todas estas informações darão a  base de sustentação para o seu novo funcionário iniciar o trabalho com conhecimento de um todo, depois disto acompanhe as etapas de venda em cada atendimento que ele for fazer, atendendo em dupla, dando os feed backs necessários para desenvolvimento. Promova treinamento das etapas de venda com ele e toda a equipe constantemente. Os treinamentos constantes dividindo experiências entre eles  farão da sua equipe um “time” campeão!

Dica do Dia 06/09/2010

"O bom feedback deve ser: imparcial, objetivo e específico, apropriado, direto e imediato"