Quando o mercado esta aquecido, Maravilha! é só alegria!! comemorações dos bons resultados, din din no bolso, motivação, euforia, energia... Porém, quando as vendas desaquecem, a pressa em achar os culpados e motivos iniciam... as desculpas mais frequentes são: o produto já não é mais o mesmo, faltam promoções, o preço esta desalinhado com a prática do mercado, muitos shoppings e lojas concorrentes que estão abocanhando o nosso mercado, não sei se as condições de trabalho são ideais, etc...etc..
Iniciamos assim um novo processo nas lojas...que resulta em demissões, novas contratações o que fazem as vendas despencarem ainda mais..Ora, se isso sempre ocorre, o que podemos fazer para evitar este desastre e minimizar os efeitos negativos?
Motivação!! É esta a palavra, reuniões mensais com o time para expor o momento do mercado, performance da loja, refletir, planejar...sim...planejar junto com a equipe as estratégias mais favoráveis para o momento que a loja esta passando, envolvimento de todos com um único objetivo, VENDA!! metas e cotas atingidas..
Faça esta análice e planejamento:
- Objetivo pessoal de vendas de cada vendedor: quantifique - quantos dos meus clientes fidelizados virão esta semana/mês? Quanto venderei para cada um deles? , isso vamos fazendo as contas...
- Agora, pense no fluxo do shopping e novos clientes atendidos, a taxa de conversão ideal para o seu mercado, a cada 10 clientes que eu abordo pelo menos 5 deverão comprar por dia, e estes deverão ser cadastrados na agenda do vendedor para futuros contatos.
- Fidelização...que ações vocês irão adotar? Pós venda?...Sim!! Isto é uma forma eficaz de fazer eles voltarem a loja para serem atendidos pelo vendedor que os contatou.
- Empatia – o que vocês farão para ajudar e envolver o cliente? Por que ele deverá comprar de vocês e não de outras marcas?
- Proatividade – reflitam...por que o desempenho da loja e de cada vendedor não foi o ideal? o que vocês farão na próxima semana/mês para conseguir um maior volume de vendas?
Gerente e Supervisor, quando o desempenho da equipe de vendas cair, não basta pressionar por bons resultados, é preciso também apoiá-los para juntos agirem em busca da melhor solução.
“Uma grande atitude não é resultado do sucesso, o sucesso é o resultado de uma grande atitude” Earl Nightingale