sábado, 18 de setembro de 2010

Vendas em tempos difícieis...

Quando o mercado esta aquecido, Maravilha! é só alegria!! comemorações dos bons resultados, din din no bolso, motivação, euforia, energia... Porém, quando as vendas desaquecem,  a pressa em achar os culpados e motivos iniciam... as desculpas mais frequentes são: o produto já não é mais o mesmo, faltam  promoções, o preço esta desalinhado com a prática do mercado, muitos shoppings e lojas concorrentes que estão abocanhando o nosso mercado, não sei se as condições de trabalho são ideais, etc...etc..
Motivação!! É esta a palavra, reuniões mensais com o time para expor o momento do mercado, performance da loja, refletir, planejar...sim...planejar junto com a equipe as estratégias mais favoráveis para o momento que a loja esta passando, envolvimento de todos com um único objetivo, VENDA!! metas e cotas atingidas..
Faça esta análice e planejamento:
  • Objetivo pessoal de vendas de cada vendedor: quantifique - quantos dos meus clientes fidelizados virão esta semana/mês? Quanto venderei para cada um deles? , isso vamos fazendo as contas...
  • Agora, pense no fluxo do shopping e novos clientes atendidos, a taxa de conversão ideal para o seu mercado, a cada 10 clientes que eu abordo pelo menos 5 deverão comprar por dia, e estes deverão ser cadastrados na agenda do vendedor para futuros contatos.
  • Fidelização...que ações vocês irão adotar?  Pós venda?...Sim!! Isto é uma forma eficaz de fazer eles voltarem a loja para serem atendidos pelo vendedor que os contatou.
  • Empatia – o que vocês farão para ajudar e envolver o cliente? Por que ele deverá comprar de vocês e não de outras marcas?
  • Proatividade – reflitam...por que o desempenho da loja e de cada vendedor não foi o ideal? o que vocês farão na próxima semana/mês para conseguir  um  maior volume de vendas?
Gerente e Supervisor, quando o desempenho da equipe de vendas cair, não basta pressionar por bons resultados, é preciso também apoiá-los para juntos agirem em busca da melhor solução.
Uma grande atitude não é resultado do sucesso, o sucesso é o resultado de uma grande atitude” Earl Nightingale

Aspectos que NÃO podem faltar para um bom Vendedor:

Capacitação técnica. Bons vendedores não gostam de perder nenhum tipo de treinamento e estão sempre ávidos para aprender mais.
Iniciativa. Eles criam, inovam, são inquietos, inconformados, detestam a rotina e querem sempre mais. Ao agir sentem o sangue correr nas veias e é exatamente isso que eles adoram: sentir-se vivos na profissão.
Persistência. Não desistem facilmente quando têm convicção de que algo está certo ou de que aquele é o caminho.
Resiliência. Ser resiliente é ser resistente e não se deixar abater perante as adversidades. Nada melhor do que um dia após o outro.
Entusiasmo. Bons vendedores têm brilho nos olhos. Ser entusiasta não significa ser só sorrisos o tempo todo, significa ter uma forte convicção de que você está no lugar certo e com as pessoas certas. É quando fazemos algo que faríamos até de graça. O que me leva a última qualidade que não pode faltar a nenhum vendedor que é...
...Paixão. Não conheço nenhum vendedor de sucesso que não goste do que faz. Vendas são apaixonantes e o cliente um grande caso de amor. Gostar do que se faz é condição universal para ser bem-sucedido na carreira e na vida.

Dica do Dia 18/09/2010

      Não espere que sua equipe seja excepcional sem treinamento Você pode expandir seu negócio contando que sua equipe vá se preocupar em realizar suas funções tão bem quanto poderiam. Mas não se esqueça: mesmo as pessoas que desejam ser bem-sucedidas podem não saber instintivamente como ter um desempenho satisfatório. Por isso, você deve treiná-las. Não as faça sofrer através de tentativas e erros. Só é possível progredir estabelecendo padrões, comunicando-os e treinando sua equipe para cumpri-los, reforçando estes padrões. Esta é a única forma de contar que sua equipe vai atender às suas expectativas. Torne-os capazes e insista nisso. E se você realmente insistir, em determinado momento só terá em sua loja pessoas que realmente satisfazem as suas expectativas.