quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vendedores Temporários e possíveis efetivações...

Estamos ha 2 meses do período mais esperado do ano “Natal”,  mais fluxo nos shoppings , consumidores focados em compras...que maravilha! 
Mas a preocupação em atender  todo esse fluxo é grande por parte dos gerentes, pois é o momento de alcançar a maior  taxa de conversão possível e a maior qualificação nos atendimentos. Sendo assim é chegado o momento de preparar as novas equipes que serão contratadas em breve para suprir esta demanda.

Para quem está procurando uma oportunidade do varejo este é o melhor momento de empregar-se, pois as estatísticas apontam que de cada 10 vagas de carater provisório 3 se transformam em contratações fixas.

Se você quer aproveitar este período para fazer algumas efetivações, atente para esses detalhes que podem fazer a diferença na hora da escolha de um novo vendedor, lembre, a avaliação de desempenho é muito importânte, não deixe de dar metas aos temporários contratados em sua loja, pois esta será uma das ferramentas mais importântes para pontuar a futura escolha.
Outras características importantes que devem ser levandas em consideração são:

  • Pontualidade e Assiduidade:  o Natal  é um momento especial no varejo pois se torna ainda mais dinâmico, os horários de chegada e saída da loja,  ida e retorno do lanche no dia de trabalho devem ser respeitados. Existem os horários de pico em que parece que todos os clientes querem ser atendidos ao mesmo tempo, e para ter o melhor aproveitamento a equipe efetiva e temporários devem estar preparados, todos na área de vendas e disponíveis para o atendimento. O ideal é que os temporários cheguem diáriamente na loja 30 minutos antes de iniciar os atendimentos, pois precisam se  familiarizar com os produtos que chegaram (as reposições são diárias), alterações de produções em vitrine (troca de produções de 3 em 3 dias praticamente), novas condições de pagamento, o seu visual , reposições de seção, entre outros, este é um período em que as alterações podem acontecer com  frequencia para maximizar as vendas. Observe este ponto para a avaliação futura;
  • Disponibilidade:  Outro ponto crucial nesta época, é a necessidade de ficar após o horário, trabalhar além do horário inicialmente combinado. Poucos tem esta disponibilidade quando solicitado pelo gerente, estão cansados do dia anterior ou semana, tem outros compomissos e se chegam mais cedo ficam com aquela carinha de desmotivados, e assim vai... sinta aqueles que estão com você comprometidos com o seu resultado e o da loja;
  • Treinamento e Atendimento ao Cliente:  Contrate com no mínimo 3 semanas de antecedência ao mês de  dezembro, os seus vendedores temporários devem  ser treinados, ele devem saber tudo sobre o trabalho que irão desenvolver, faça o treinamento presencial, utilize videos se a sua empresa disponibilizar, apostilas, faça tudo que estiver ao seu alcance para esta equipe iniciar os atendimentos com segurança, deixando uma visão de profissionalismo aos  consumidores. Não podemos de forma alguma deixar que o cliente perceba que eles não fazem parte da equipe fixa da loja. Depois de treina-los, deverão acompanhar vendas com os vendedores mais antigos, você pode formar duplas cada temporário irá acompanhar o trabalho de um vendedor mais antigo por um período, assim os mesmos terão a oportunidade de ver todo o treinamento que você concluiu com eles na prática. É muito comum um vendedor temporário não preparado responder alguma pergunta do consumidor assim: “Não sei, sou nova, comecei hoje”, isto é fatal pois o cliente com certeza não efetuará a compra com este vendedor. Observe quais dos vendedores teve o melhor aproveitamento durante o treinamento e desempenhou melhor as tarefas durante o período  para pontuar e possivelmente efetiva-lo;
  • Relacionamento:  O relacionamento com clientes, gerente e principalmente com a equipe de trabalho é primordial  para esta futura efetivação. Observe se ele é cortez, gentil e colaborador genuíno com a equipe em que ele divide o ambiente profissional, se tem empatia e se esteve pronto a colaborar na busca de soluções que envolvam seu trabalho;
Dedique o tempo necessário para a capacitação dos temporários, pois essa mão de obra pode prejudicar as vendas se não estiverem preparados. 

Dica do Dia 23/09/2010

Se um gerente convoca uma reunião e  a sua equipe chega atrasada, a culpa não é deles, é do gerente. A liderança desse gerente deixou de ser  “interessante” e “sedutora”, faltam motivos à equipe para se reunir em torno dele e do que ele acredita e transmite.