domingo, 26 de setembro de 2010

Supervisor de Vendas - parte 1

Supervisionar significa inspecionar um trabalho. Podemos então afirmar que o supervisor é aquele que acompanha e inspeciona o trabalho de uma equipe de vendas (gerente, caixas, estoquistas, auxiliar de serviços gerais e vendedores).

Para assumir este cargo com eficiencia é importante ter conhecimento profundo em:
produto até mais do que a própria equipe, assim poderá verificar a argumentação utilizada pelos vendedores e esclarecer a dúvidas;
Mercado, o potencial de consumo dos clientes para estabelecer as cotas e rotina de trabalho;
Rotinas comerciais da empresa, fazendo a equipe seguir as normas e procedimentos;
Etapas da venda, acompanhar o ciclo das etapas de vendas da equipe dando feed backs constantes;
Relacionamento interpessoal, habilidade para mobilizar a equipe de vendas a melhorias constantes maximizando o rendimento;
Visitas no ponto de vendas, para acompanhar um todo, ambientação, administração, atendimento e abastecimento da loja e assim garantir o atingimento das metas;
Preenchimento de formulários de avaliação principalmente das etapas da venda, assinalando os pontos a serem melhorados elaborando um plano de ação junto ao gerente para treinamento e reciclagem constante das equipes de venda.

O lugar do Supervisor é no campo/área de vendas, junto com o gerente e equipe de vendas. O supervisor deve permanecer no escritório 1 vez por semana para tratar de assuntos operacionais/burocráticos, planejamento de metas e ações para a semana, o restante da semana o supervisor deve permanecer na loja cumprindo as tarefas de ponto de venda que já citamos, entre outras  como: fazer pesquisa de mercado, acompanhar o pós venda e índices de desempenho da loja, recrutamento e seleção. Junto ao gerente devem criar táticas para atingimento das cotas, é  um trabalho em dupla (gerente e supervisor) sempre visando a maximização do potencial da loja.

Dica do Dia 26/09/2010

Os elogios devem ser experessos de forma coletiva.  Sempre que um integrante da equipe merecer algum tipo de elogio,  o líder não pode perder essa oportunidade.  Assim,  torna pública sua capacidade generosa de elogiar,  além de ser um fator motivacional rápido e muito eficiente. Mas quando  for repreender, deve fazer isso de forma individual  e assertiva. As pessoas gostam quando recebem um tratamento individual e personalizado  quando precisam de correção em suas rotas. Em suma: elogiar coletivamente e repreender individualmente.