Supervisionar significa inspecionar um trabalho. Podemos então afirmar que o supervisor é aquele que acompanha e inspeciona o trabalho de uma equipe de vendas (gerente, caixas, estoquistas, auxiliar de serviços gerais e vendedores).
Para assumir este cargo com eficiencia é importante ter conhecimento profundo em:
produto até mais do que a própria equipe, assim poderá verificar a argumentação utilizada pelos vendedores e esclarecer a dúvidas;
Mercado, o potencial de consumo dos clientes para estabelecer as cotas e rotina de trabalho;
Rotinas comerciais da empresa, fazendo a equipe seguir as normas e procedimentos;
Etapas da venda, acompanhar o ciclo das etapas de vendas da equipe dando feed backs constantes;
Relacionamento interpessoal, habilidade para mobilizar a equipe de vendas a melhorias constantes maximizando o rendimento;
Visitas no ponto de vendas, para acompanhar um todo, ambientação, administração, atendimento e abastecimento da loja e assim garantir o atingimento das metas;
Preenchimento de formulários de avaliação principalmente das etapas da venda, assinalando os pontos a serem melhorados elaborando um plano de ação junto ao gerente para treinamento e reciclagem constante das equipes de venda.
O lugar do Supervisor é no campo/área de vendas, junto com o gerente e equipe de vendas. O supervisor deve permanecer no escritório 1 vez por semana para tratar de assuntos operacionais/burocráticos, planejamento de metas e ações para a semana, o restante da semana o supervisor deve permanecer na loja cumprindo as tarefas de ponto de venda que já citamos, entre outras como: fazer pesquisa de mercado, acompanhar o pós venda e índices de desempenho da loja, recrutamento e seleção. Junto ao gerente devem criar táticas para atingimento das cotas, é um trabalho em dupla (gerente e supervisor) sempre visando a maximização do potencial da loja.
Uma referência detalhada sobre os muitos pontos e diferentes aspectos do trabalho de vendas.Trabalhar no varejo é uma opção muito gratificante e cheia de oportunidades, você só precisa se profissionalizar. Para isto, este Blog trará a você uma ampla variedade de temas relacionados e informações relevantes que irão ajudar na sua capacitação, maximizando assim o seu potencial nesta área.
domingo, 26 de setembro de 2010
Dica do Dia 26/09/2010
Os elogios devem ser experessos de forma coletiva. Sempre que um integrante da equipe merecer algum tipo de elogio, o líder não pode perder essa oportunidade. Assim, torna pública sua capacidade generosa de elogiar, além de ser um fator motivacional rápido e muito eficiente. Mas quando for repreender, deve fazer isso de forma individual e assertiva. As pessoas gostam quando recebem um tratamento individual e personalizado quando precisam de correção em suas rotas. Em suma: elogiar coletivamente e repreender individualmente.
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