sábado, 9 de outubro de 2010

Excelência no atendimento

Qual é o segredo para fidelizar novos consumidores??  Esta é a grande questão!!
Além do produto que vendemos a marca em que trabalhamos, como fazer para que o consumidor retorne a nossa loja? Com certeza é a excelência no atendimento, talento da sua equipe de vendas, atendimento descontraído, próximo, de igual para igual, receptivo, leve. O ambiênte da loja deve transmitir isso, dinâmica, alto astral, espontaneidade...Lembre, o cliente vai para sua loja para satisfazer uma necessidade  e quer se sentir a vontade na sua loja, a loja deve ser uma extenção da casa dele e com uma equipe feliz!
Com certeza isto é o grande diferencial que algumas marcas tem em suas equipes, empatia com os clientes, leveza... Nenhum cliente quer ser atendido em um ambiênte tenso, com uma equipe séria, anciosa pela venda, engessada, com “frases decoradas” ou com atitudes formais.
O vendedor ideal é aquele que cria um laço de amizade com cada cliente; inclusive, aprendendo o nome do cliente antes que o cliente aprenda o nome dele. O vendedor ideal não é xereta e não fica perguntando detalhes da vida do cliente, mas observa o gosto dele sobre as coisas e sabe apontar o produto que vai atrair a atenção dele.
O riso dele é espontâneo e a conversa sobre a compra, torna-se um papo descontraído, porque a naturalidade está presente. E tem mais, se um dia o cliente não for comprar nada e visitar a loja, o vendedor que tem excelência em atendimento não vai ficar chateado, vai ser simpático como sempre foi, não vai ser insistente e até vai  falar sobre o dia da próxima promoção/ação/chegada de mais produtos, etc... Pronto!, é este o atendimento que o cliente quer, assim de impecável!.
A diversidade de produtos no comércio é grande, principalmente, tratando-se de roupas e acessórios. Em cada recanto, o consumidor encontra roupas e acessórios dos mais variados estilos, mas, um diferencial conquista o cliente e o faz escolher um determinado  lugar como seu "preferido".  Esse diferencial é a excelência em atendimento. É o bom atendimento que conquista o cliente, que o faz retornar, escolher determinada loja como a nº 01.
Crie este ambiênte em sua loja, de atendimento descontraído, alegre e de empatia com o cliente. Tem coisa melhor de vender para os consumidores com um sorriso estampado no rosto dos seus vendedores?, afirmando que ficou show!! E se não ficar bom então, o seu vendedor ser sincero e escolher outro produto para o cliente arrasar!!

Dica do Dia 09

Pare de Reclamar!! – Como ser um exemplo de atitude.
Quando não estamos vendendo para fora da empresa, estamos vendendo para dentro. Os vendedores que  explicam o por que não vendem, vendem o tempo todo. Vendem para o seu gerente com imensa criatividade os motivos que o impedem de gerar negócios e os ajudam a reclamar. Se usassem esta criatividade para vender, se dariam melhor.
Parar de reclamar e solução. Evitar o vocabulário com palavras e frases como “CRISE”, “NÃO VAI DAR CERTO”, “ESTA MUITO EM CIMA DA HORA”, ACHO QUE ESTE CLIENTE NÃO PODE COMPRAR”, “ESTÁ DIFÍCIL”, só trará a você derrotas no seu dia a dia...
Se quer mais vendas, Mova-se!, Fidelize clientes! Transmita um bom astral, Simpatía, Receptividade, Conhecimento, Positividade, seja leve, divertido, etc...Faça o seu cliente voltar a te procurar pois conhecimento, profissionalismo, alto astral vão fazer os clientes voltarem a sua loja para serem atendidos por você!, tenha certeza disto!!
Saia de perto de pessoas que só reclamam. Para ter resultados diferentes, passe a fazer sua venda de forma diferente visando produtividade!