terça-feira, 26 de outubro de 2010

Não fale mal do concorrente...

Uma das tarefas importântes no nosso dia a dia no varejo é fazer pesquisa de mercado,  saber o que os nossos concorrentes diretos estão aplicando em suas lojas, desde atendimento, produtos, formas de pagamento, ações para consumidores, lay out do ponto de vendas, preço médio da vitrine, tendências, enfim...informações importântes para o nosso negócio ficar competitivo e mais atrativo para os consumidores gerando a escolha pela nossa marca.
Pois bem, lá estavamos nós (eu e um amigo) , fazendo uma pesquisa de mercado, nos  apresentando como consumidores em um shopping no qual não temos  frequência de visita.
Selecionamos algumas marcas e já, com todo o planejamento de pesquisa ( se prepare antes de fazer a sua pesquisa para ter foco naquilo que você precisa saber da concorrência), e  notamos a passividade de alguns vendedores ( não todos) em nos receber com um ...Bom Dia!  apresentando a localização dos produtos  feminínos e masculinos, onde achariamos o preço no produto e pronto... 4 passos para atrás, nos deixando totalmente a vontade, digo,  à vontade mesmo!...ou seja, sem contato para iniciar uma abordagem e desenvolvimento das etapas...Uma Catástrofe!!.
Tivemos também a experiência com um vendedor que  falou mal de um concorrente direto, para valorizar o seu produto. Errado! muitas  empresas perdem clientes por conta de uma atitude inadequada de atendimento dos vendedores que, de forma eticamente questionável, insinuam comentários maliciosos sobre marcas concorrentes.
Não se permita comparar a qualquer  concorrente, valorize a si e a sua marca. Tenha na ponta da língua motivos convincentes para o cliente comprar de você e da sua marca.
Dica: para saber se está preparado, pergunte  a si mesmo: “Se eu fosse o comprador, compraria?, tenha três motivos fortes para o cliente pagar mais por seu produto ou serviço.
Seja  ético, jamais fale mal do concorrente, você não precisa fazer isso para vender. Se o produto do concorrente tem algo de ruim comparado ao que você oferece, enobreça e enfatize as qualidades do seu. Assim, o cliente perceberá naturalmente a diferença.
Quanto mais profissional você for, mais fácil será vender com o concorrente ao lado, porque, infelizmente, a maioria dos vendedores estão desesperados  – e o único argumento que usam é o desconto ou o ataque.
Conheça as característiscas, benefícios dos seus produtos, trabalhe perfeitamente as etapas da venda, principalmente Objeções, dê segurança para o seu cliente fidelizando-o
Boas Vendas e Sucesso!!

Dica do Dia 26

      Uma profunda  e constante análise do desempenho da equipe de vendas auxilia a supervisão. Não é possível ser eficiente sem saber ao certo se o vendedor está atuando de forma correta e o porquê disso tudo. Se o volume de vendas de um profissional não for satisfatório, a avaliação poderá ajudar a identificar a causa, se o vendedor tem uma taxa diária de conversão baixa ou se não superar objeções da forma correta. Ou seja, sem a análise dos números o acompanhamento pessoal é impossível.