sábado, 30 de outubro de 2010

Mural - Quadro de Avisos Lojas...

O Mural é uma das formas mais rápidas, eficazes e didáticas de comunicação com a sua equipe. Abre espaço para um rol de informações, carcaterizando-se principalmente por ser um veículo diário, flexível e imediato.
De baixo custo, não possue uma característica própria quanto à sua apresentação e pode ser comprado em vários tamanhos.

A comunicação desempenha um papel fundamental na gerencia. Comunicar-se de forma eficiente com a sua equipe, seja informando metas e objetivos, transmitindo experiências, divulgando índices, informações importântes da empresa, ações da loja, operacional, tendências, mensagem de motivação recortes  de revistas, jornais, etc.. é uma exigencia fundamental para as lojas.

É importânte criar uma dinâmica de atualização do seu Mural, provocando um estímulo à leitura, pois se não houver um planejamento de alterações e novidades, estes Murais, passam a ser monótonos e a funcionar como meros suportes de papel.

A localização do Mural é de fundamental importância. Escolha um lugar a que todos os funcionários possam ter acesso, durante um período em que disponham de tempo e espaço para parar e ler as informações. Avalie onde esta localizado o mural atual e se necessário troque o local, você precisa ter certeza de que esta ferramenta esta no lugar certo para gerenciar a comunicação visual com sua equipe.

Dicas:

·         Divida o seu Mural em 2 partes. Defina espaços, na medida do possível, espaços definidos no quadro para a divulgação dos assuntos de cada área, colocando títulos que indiquem essa subdivisão. Dessa forma, fica mais fácil para sua equipe encontrar as informações, motivando-as a fazer a leitura diáriamente.

1.     uma parte do Mural poderá ser direcionada para informações como: Visão Missão da empresa, operacionais/responsabilidade da equipe, seção de reposição/organização por vendedor, folgas, domingos trabalhados, horários de trabalho aos sábados de saida para o lanche, relação da equipe aniveráriante do mês, enfim.. informações que serão fixas com alterações esporádicas pois é a parte organizacional, burocrática e operacional da loja.

2.     a outra parte do Mural poderá ser direcionada para informações de Metas com acompanhamento diário, semanal e mensal (representados em percentuais), ranking dos vendedores em performance (isto gerará uma competitividade entre eles focando no atingimento das metas e fechando nas primeiras colocações), ações para clientes no período, jogos motivacionais para equipe de vendas, textos motivacionais e de reflexão, informações de atualidades de mercado, tendências de moda para a estação, foto do mês, pesquisa de mercado, enfim...esta parte do Mural deve ser direcionado para assuntos do momento, com alterações diárias, semanais e mensais, é a parte do quadro em que a equipe poderá extraír informações, dicas, desenvolvimento profissional para maximizar ainda mais o seu trabalho

·         Mantenha as informações em um único lugar – “ O MURAL”  não utilize além do quadro de avisos, paredes diferentes, ou seja, não espalhe informações importantes em tudo que é parede do seu estoque, pois isto será prejudicial ao trabalho. As equipes não prestarão atenção, gerará uma poluição visual sem início meio e fim para as ações e informações importântes que você pesquisa para seu time.

·         Delegue tarefas para a sua equipe, crie um espaço do colaborador fazendo-os participar da atualização do Mural, trazendo novidades sobre qualquer assunto relacionado ao mercado, a cada semana 1 vendedor terá a responsabilidade de trazer qualquer informação relevante para a equipe, isto dará a você uma visão de quais vendedores estão mais comprometidos em trazer informações , qual é o nível do capricho na sua busca por novidades. Lembre-se; delegar, acompanhar, parabenizar o esforço de cada vendedor também é uma forma de desenvolvimento de equipes.

·         Padronize letras, tamanho das mensagens, como utilizar ilustrações e gráficos, etc. Isso torna o visual mais leve e atrativo facilitando a leitura, tirando a impressão de que as informações estão “amontoadas” ou “dispersas” no quadro.

Dica do Dia 30

Alguns  gerentes  de vendas que são promovidos devido a seu talento como vendedores têm o seu sucesso ou fracasso na dependência de uma capacidade, que pode ou não ter sido desenvolvida durante seu tempo de vendedor: a de administrador de vendas. Bons vendedores nem sempre representam bons gerentes.