domingo, 21 de novembro de 2010

Principais Dificuldades de Gerentes e Supervisores...

                                                                      
De acordo com  pesquisa realizada pela Universidade do Varejo,  com mais  de 300 gerentes e supervisores de loja no  curso ministrado entre 2008 e 2009, as principais dificuldades encontradas para o exercício da função são:

Qual seria a ordem de prioridades desta relação no seu caso?

  • Falta de interesse das pessoas;
  • Resistência à mudança;
  • Falta de qualificação de pessoal;
  • Falta de treinamento;
  • Pressão da empresa sobre resultados;
  • Manter a equipe motivada;
  • Contratar a pessoa com perfil certo;
  • Lidar com equipe e supervisão;
  • Delegar e cobrar resultado;
  • Comunicação com a equipe e superiores;
  • Acúmulo de funções;
  • Fazer a equipe cumprir os procedimentos da empresa;
  • Reduzir a rotatividade de pessoal;
  • Prestar e manter alto padrão de atendimento e serviços;
  • Diferenciar o relacionamento pessoal e profissional;
  • Conhecer o Público-Alvo da loja;
  • Fazer e manter  vitrine e exposição de produtos atraentes para o Público-Alvo;
  • Fazer um bom planejamento de trabalho;
  • Liderar pessoas;
  • Conseguir o comprometimento da equipe;

História do Varejo...Você sabia....

VOCÊ SABIA?
  • Que Retalho (português europeu) ou varejo (português brasileiro) é a venda de produtos ou serviços em pequenas quantidades ao consumidor final, ao contrário do que acontece na venda por atacado?
  • Que no marketing de venda no varejo as duas características mais importantes são o Atendimento e a Exposição?
  • Que A origem da palavra varejo, vem da palavra "vara" que era a medida usada para se fracionar peças de tecidos, cordas, linhas e madeiras e que ainda hoje, em algumas lojas de tecidos, usa-se uma régua de madeira com um metro de comprimento para fracionar os produtos?

O Rei e o Sábio - Texto de Reflexão

Um determinado Rei que como uma majestade tinha de tudo, poder, dinheiro mulheres, amigos e muitas outras coisas, porém,  vivia angustiado  procurando  resposta para três perguntas básicas: Qual a pessoa mais importante na sua vida? Qual era o momento mais importante para ele? E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?
Se  nós que somos simples mortais sempre nos deparamos em busca de respostas para as perguntas acima imaginem um Rei? 
Um determinado dia o Rei da nossa estória tomou conhecimento de que numa província distante havia um sábio que tinha respostas para todas as perguntas.
Então o Rei chamou o seu súdito de confiança e mandou ir até o sábio em busca das respostas que tanto procurava.
Ao chegar na casa do sábio, o súdito encontrou um homem de meia idade sentado numa confortável cadeira, olhando para o infinito e desfrutando da mais plena tranquilidade, quando então,  o súdito dirigiu-se ao sábio e contou a angustia do seu chefe em busca das respostas para as perguntas:
·         Qual a pessoa mais importante na sua vida?
·         Qual era o momento mais importante para ele?
·         E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?
O sábio pensou, refletiu, olhou para o súdito e disse, anota aí: Você diz para o Rei que a pessoa mais importante da sua vida é  aquela que estiver a sua frente com a qual ele estiver  conservando no momento. Que o momento mais importante da vida dele é o momento exato em que estiver conversando com a pessoa que estiver a sua frente. E que a maior prioridade da sua vida é fazer aquela pessoa que estiver a sua frente feliz.
Agora que você já refletiu de como usar  esta estória na sua vida, vamos transporta-la para a sua empresa:
Quem é a pessoa mais importante para a sua empresa? Com toda a  certeza é o seu cliente.
Qual o momento mais importante para o seu cliente? É o exato momento em que ele entra na sua loja e é abordado pelo vendedor.
E qual deve ser a sua maior prioridade?   A maior prioridade é fazer o seu cliente feliz.
Cliente feliz é cliente fidelizado, que retorna a sua loja e conta para todo mundo que  a sua loja é a melhor do segmento e quando pensa em comprar um produto da sua linha de comercialização pensa somente na sua empresa.


Dica do Dia 21

Loja limpa e atraente é mais convidativa do que uma desarrumada. O mesmo vale para os vendedores. Boa apresentação e entusiamo é importantíssimo!!