segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Análise SWOT

"Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.)

O termo SWOT é uma sigla em inglês que significa: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou de ambiênte), podendo ser usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa, fazer avaliação da sua loja, de um projeto, de uma parte do projeto, de um produto, de uma equipe, etc.

Estas análise de cenário se divide em:

ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a sua empresa/loja dos  seus concorrentes. O ambiente interno pode ser controlado por você, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação do seu gerenciamento/liderança. Durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, você deve agir  para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito, pois você tem o poder de fazer as mudanças necessárias.

ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; fatores provenientes de mercado e meio envolvente. Relacionadas a fatores externos nos quais você não tem o poder de fazer alguma mudança diretamente e sim tentar minimizar o efeito no seu negócio, pois está totalmente fora do seu controle. Mas, apesar de não poder controlá-lo, você deve conhece-lo e monitorá-lo com frequencia aproveitando as  oportunidades e evitando as ameaças, que nem sempre é  possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

Para montar uma Análise SWOT da sua loja (identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades), normalmente usamos uma simples planilha dividida em quatro grande áreas:

Fortalezas (Pontos Fortes, de origem interna – da porta para dentro)
Fraquesas (Pontos Fracos, de origem interna – da porta para dentro)
Oportunidades (Oportunidades externas – da porta para fora)
Ameaças (Ameaças externas – da porta para fora)           

Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a:

Pontos Fortes:
·         O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
·         Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
·         O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?

Pontos Fracos:
·         No que você pode melhorar?
·         Onde você tem menos recursos que os outros?
·         O que você e os outros acham que são suas fraquezas?

Ameaças:
·         Que ameaças (concorrentes – clima – produto - mercado, etc..) podem  lhe prejudicar ?
·         O que seu concorrente anda fazendo?

Oportunidades:
·         Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
·         Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?

Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detetadas.
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adoptar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possivel, fazer face às ameaças.

Dica do Dia 29 liderança

Um dos perigos da gerência é voltar-se para si e para seu projeto de carreira e deixar de lado um princípio básico da liderança: o de que é necessário inspirar os liderados pelo próprio exemplo. A força de um líder vem da admiração que ele desperta, e não do medo que proporciona. Uma gestão baseada no medo faz com que a equipe, insegura, passe a falar e fazer só o que acham que o gerente quer ouvir.