domingo, 16 de janeiro de 2011

Atendimento ao Cliente - Treinamento, características e benefícios.

Decido comprar uma barra de chocolate num quiósque de uma empresa argentina, que vende seus produtos nos shoppings, aeroportos etc.. Ao terminar de efetuar a compra, noto uma caixa diferente, chamativa, com a descrição "70% Cacau". Curiosa, pego a caixa para dar uma olhada. Penso: "70% de cacau parece muito! Quanto será que a barra de chocolate que comprei tem de cacau?" Rápida, a vendedora me pergunta se quero levar o de 70%. Sem saber a diferença entre um e outro, pergunto para a vendedora o que aquele chocolate tem de especial. Ela me responde: "Ah! Esse tem 70% de cacau! "E...???, pergunto ainda sem saber qual era a diferença e o significado de 70% de Cacau". "70% de cacau", ela reforça, como se repetir a mesma característica técnica de maneira mais enfática fosse convencer o cliente de que é um benefício, e não uma característica. "E...", insisti eu. "Veja bem, este, com 70% de cacau, é muito melhor do que este que você acabou de comprar."
Que coisa triste. Primeiro, a vendedora não tem a mínima ideia da diferença entre característica e benefício. Segundo, não tem a mínima ideia de como vender um produto premium, teoricamente superior aos outros (o que parecia ser, tanto pela embalagem quanto pelo preço). Terceiro, para justificar a superioridade de um de seus produtos, ela precisa falar mal do outro DELA MESMA (pior, o que o cliente havia acabado de comprar); ou seja: desastre total.
Empresas, Supervisores e Gerentes, treinar as suas equipes é uma obrigação!, acompanhem os atendimentos, observem, caso contrário, o cliente irá comparar o produto superior com um inferior (e mais barato) e, ao não ver muita diferença, pedirá um desconto. O vendedor mal treinado, acabará concordando com o cliente de que realmente está caro. E quando vendedor e cliente concordam que um produto ou serviço está caro (mesmo equivocados), sobra para as margens de lucro da empresa.
Pensem nisso!

Dica do Dia 16

Gerentes líderes reforçam a consecução dos planos preestabelecidos expressando uma forte confiança na capacidade da equipe em conseguir os objetivos definidos. Eles gerenciam suas equipes trabalhando mais do que qualquer um e demonstram um invejável nível de integridade.

A importância do bom atendimento nas TROCAS

A troca muitas vezes é mal vista pelos vendedores e interpretada como um incômodo.


Alguns vendedores fogem delas, passam a vez para outro vendedor pois não querem ter o trabalho de resolver o  problema do cliente. Estes vendedores concluem que o atendimento de uma troca traz prejuiço no seu dia de trabalho, abaixando o índice PA (peças adicionadas) e o valor  pois geralmente estes clientes não querem pagar a diferença por outro produto o que gerará mais tempo para finalizar o atendimento, concluem também que os clientes já chegam na loja de mal humor ou indecisão, enfim, atribuem uma série de problemas a este momento tão importânte para a loja/marca.

A troca deve ser encarada como uma grande oportunidade de garantir o retorno do cliente à loja e fidelização. Infelizmente os vendedores sabem disso mas não querem agir da forma correta afastando os clientes, que não retornam a sua loja insatisfeitos pelo atendimento recebido. O Gerente da loja deve ficar atento aos atendimentos de cada vendedor.

Entendam que um cliente que já é fidelizado a sua marca, irá presentear os amigos com a marca que ele acredita, gosta, numa loja na qual ele é muito bem atendido, onde tem um vendedor que sabe o que lhe cai bem, na qual tem um relacionamento, um histórico, ou seja,  para o cliente fidelizado o que seria melhor do que presentear os seus amigos com a marca onde ele encontra todas essas atribuições positivas?, assim um novo consumidor que não conhece a sua marca recebe o presente e vai até a sua loja para efetuar uma troca  com a grande possibilidade de ser um novo cliente fidelizado que poderá trazer mais amigos/clientes à sua loja, e acaba sendo abordado por um vendedor que não dá a mínima atenção e não resolve o problema do cliente, o que vocês acham que acontece com esse cliente? sai da loja chateado ou até bravo e se promete nunca mais entrar em sua loja, se já não consumia os seus produtos por não conhecer a Marca, agora terá a certeza que não dará a chance de um dia ser cliente, contará para todos que o atendimento e produtos daquela marca são péssimos, ligará no SAC da empresa para registrar a reclamação, colocará nas mídias sociais o acontecido, ou seja, por conta de alguns maus profissionais a sua loja/Marca podem ter grandes prejuíços.

Então Gerentes e Supervisores, observem as suas equipes, fiquem atentos e treinem, treinem e treinem sem parar os seus vendedores, não deixem que nenhum deles tenha uma atitude anti-profissional.

Tenha no mural da loja alguns passos importântes como lembre-te para a  sua equipe de vendas:

- Sorria, seja simpático e dê toda a atenção necessária;
- Ouça e entenda o seu cliente;
- solucione;
- envolva o cliente, adicione pós troca resolvida, gere a oportunidade de venda no atendimento;
- cadastre o cliente em sua agenda e faça o pós venda, iniciando assim a fidelização de um novo cliente;

Um bom atendimento só trará lucratividade e satisfação de se certificar que você escolheu a profissão certa;
Goste do que faz!