sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O consumidor 2.0

Produzido pela Conversion Marketing-Communication, a animação (link abaixo -You Tube) mostra de maneira lúdica como as ferramentas 2.0 influenciam os novos consumidores na hora da compra.
Utilizando como exemplo a insatisfação de um cliente com um cortador de grama, o vídeo ilustra todo processo de comportamento deste consumidor que parte à procura de um novo produto, desde pesquisar pela web e ouvir recomendação de demais usuários até como ele se torna embaixador de uma nova marca.

 http://youtu.be/0-klPvXDS5k

Dica do Dia 4

Mais do que qualquer coisa, é preciso que um gerente queira se tornar um líder. O desejo deve ser suficientemente forte para que ele se dedique com energia acima da média a todas as tarefas difícieis que se lhe ofereçam.  Alguns vendedores de sucesso não se tornam gerentes de vendas simplesmente porque não têm um desejo profundo.

Gung Ho! - parte II

Na publicação anterior, vimos o que é Gung Ho!, os 3 princípios gerenciais para criar um espirito de Gung Ho! na sua organização:
A lição do Esquilo: assegurar que as pessoas saibam que seu trabalho é valorizado.
A lição do Castor: assegurar que as pessoas estejam no controle para atingir a meta.
A lição dos Gansos: cuidar para que cada um torça pelos demais.

Sei que não são chavões gerenciais típicos, mas acreditem em mim, ao final desta materia, essas frases irão fazer sentido para vocês.
Antes de começar, vamos discutir rapidamente os nossos conceitos pessoais sobre como gerenciar funcionários motivados.
É claro que todos preferimos ter subordinados motivados a indiferentes. Mas nem sempre é fácil fazer com que o pessoal realmente se importe com o próprio trabalho. O Gung Ho nos oferece 3 princípios importantes para motivarmos nossas equipes e aumentar a produtividade global.

Responda às perguntas abaixo e estaja preparado para discuti-las com o seu supervisor, esta pesquisa é um exercício que o ajudará a entender melhor  o seu gerenciamento.

1- Você acha que os princípios do Gung Ho! Podem ajudar a motivar a sua equipe? Porquê?
2- Como você pode fazer cada um reconhecer e apreciar o valor do que faz?
3- Por que é importânte um departamento trabalhar com metas compartilhadas?
4- Agora que aprendeu o Gung Ho!, como irá reagir quando um subordinado lhe trouxer uma idéia ou sugestão?

Plano de ação:

Instruções: Usando o que aprendeu sobre Gung Ho! , use este plano para fazer um cronograma de implementação dos princípios do Gung Ho! no seu local de trabalho.

A lição do ESQUILO - ASSEGURAR QUE CADA UM SAIBA QUE SEU TRABALHO É VALORIZADO.

  • Data da implementação:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
  • Primeiro passo:
  • Segundo passo:
  • Como envolver os subordinados:

A lição do CASTOR - ASSEGURAR QUE CADA UM ESTEJA NO CONTROLE DE ATINGIR A META.

  • Data da implementação:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
  • Primeiro passo:
  • Segundo passo:
  • Como envolver os subordinados:

A lição do GANSO - ASSEGURAR QUE CADA UM ANIME E TORÇA PELOS OUTROS.

  • Data da implementação:
  • Primeiro passo:
  • Segundo passo:
  • Como envolver os subordinados:

Gung Ho! - parte I

Gung Ho! é a expressão chinesa para “trabalhar juntos”. No livro de Ken Blanchard e Sheldon Bowles, com o mesmo título,  o livro conta a história de uma gestora que é convidada para dirigir uma fábrica nos EUA que estava condenada a desaparecer, a menos que revertesse a situação com lucratividade. A gestora desanimada  e sem horizontes procura ajuda, um Coach que era um índio e  liderava o único departamento lucrativo daquela fábrica.

Com base nos ensinamentos dele, que a levou por 3 vezes à floresta deixando-a observar o comportamento de 3 animais  – o esquilo, o castor e o ganso – em esta ordem. A gestora reflete sobre o que aprendeu da observação dos animais e procura implementar um sistema na fábrica que dirige, e que lhe permite, torna-la "Gung Ho!" com um resultado muito positivo. Aliás, é inesperada e maravilhosamente muito positivo.

Existem 3 segredos para o sucesso de um empreendimento; o espírito do esquilo, o método do castor e o talento dos gansos.























O espírito de esquilo - Trabalho que vale a pena, a principal característica do esquilo é ser trabalhador, os esquilos nunca param estão sempre trabalhando, trabalham arduamente porque consideram que seu trabalho vale a pena. Eles reconhecem que com o seu trabalho fazem a difereça, e que trabalham por um objetivo em comum.
Trata-se do entendimento, não do trabalho;
Trata-se da forma como o trabalho ajuda os outros, não das peças produzidas;
Todos trabalham para um objetivo em comum, a partilha de objetivos significa apoderar-se de objetivos, não só anunciá-los;
Confiar e pôr os membros da equipe em primeiro lugar leva ao apoio dos objetivos;
O gestor estabelece os objetivos cruciais, a equipe pode estabelecer os outros (as pessoas apoiam melhor aquilo que ajudam a criar)
Foca a energia das pessoas, dá uma visão.

O método do Castor - controla a conquista do objetivo
, controla as suas ações até atingir o objetivo, para isso, é necessário respeitar, ouvir e levar em consideração os pensamentos, sentimentos, necessidades e sonhos de cada um.
Valorizar os indivíduos enquanto pessoas.
Um campo de jogo com território marcado de forma clara, os objetivos e valores definem o campo de jogo e as regras do jogo;
Os líderes decidem em que posição jogam os membros da equipe, mas
depois têm de sair do campo e deixar os jogadores movimentarem a bola;
O verdadeiro segredo da gestão bem sucedida é descobrir o que é que as
pessoas fazem naturalmente e depois imaginar de que forma adaptar a
organização de modo a tirar vantagem do comportamento natural;
A liberdade de assumir o controle vem do fato de se saber exactamente os limites do território.

Se quer que a sua equipa seja Gung Ho!, precisa dividir a informação, todos precisam de acesso total à informação;
Os castores respeitam-se uns aos outros;
A função do líder é saber qual a direção que a empresa quer conquistar, e a função dos membros da equipe é levá-la até lá;

O talento dos Gansos - cada um torce por todos - as congratulações têm de ser verdadeiras e constantes, o dom do ganso: animarmo-nos uns aos outros, dizer às pessoas que ótimo trabalho fizeram ou entregar um prémio é uma congratulação.
Quanto aos gansos, sabemos que eles voam em grupo. Quando o líder está cansado se junta ao grupo e outro assume a liderança do vôo. Trata-se de uma liderança partilhada, por outro lado, quando estão juntos fazem grandes algazarras, como se estivessem congratulando-se, este é o principal dom do ganso, a felicitação.
Para implantar este dom na empresa é preciso que o líder faça felicitações verdadeiras, estas podem ser diretas, como um elogio, um sorriso, um afago ou um aperto de mão ou indireta quando entrega a alguém o trabalho mais importante dando-lhe total liberdade para sua execução.
Qualquer que seja a forma elas têm que ser verdadeiras. Importante também é comemorar o progresso, como fazem os gansos, é preciso entusiasmar a equipe, incentivá-la a fazer o gol, uma vez que sem pontuação não há jogo, mas é importante também, comemorar os progressos e não somente os gols.

As mentes humanas, quando ligadas a um propósito comum, são como uma série de computadores em rede - juntas conseguem infinitamente mais do que conseguiriam sózinhas.
A função do líder é fazer com que as pessoas saibam porque é que o trabalho vale a pena; decidir que direcção vão tomar; assegurar-se de que a equipe partilha o objetivo; ajudar a estabelecer valores; disponibilizar os recursos; manter quem faz as regras sob controle; certificar-se de que tem o apoio de que necessita, tanto dentro como fora da organização e, finalmente, prestar atenção ao futuro para afastar os problemas e estar preparado para mudar de direcção.

Os segredos do esquilo, do castor e do ganso irão funcionar tanto para a sua organização como também para você pessoalmente. Contudo, isso leva tempo. Não faz sentido começar a menos que esteja disposto a manter-se firme. O Gung Ho! é uma solução rápida, não é uma moda passageira. Requer um planejamento estratégico. É, enfim, uma forma de vida.

Vejam na matéria Gung Ho! parte II  com o plano de ação de implantação em sua organização.