quarta-feira, 9 de março de 2011

Dica do Dia 9

PESSOAS QUE SE COMPARAM TENDEM A SER MENOS FELIZES
A promoção de um colega ou a mudança de emprego de um conhecido às vezes ocorrem em momentos em que os nossos próprios planos parecem ir por água abaixo. O estudo americano concluiu que as pessoas que fazem comparações, seja com sua própria situação no passado, seja com outras pessoas, são menos felizes. A comparação, apesar de muitas vezes inevitável, não deve ser usada como medida da felicidade. A solução é pensar menos sobre os outros e tentar não remoer as próprias perdas.
Vivemos em uma sociedade muito competitiva e as pessoas tendem a se voltar apenas para seus pontos fracos, seus déficits. É importante que a pessoa aprenda a reconhecer seus pontos fortes no trabalho e em outras situações sociais.

Como desenvoler a competência/comportamento desejado no profissional utilizando o Feedforward.

Quais os comportamentos importantes que o profissional deve desenvolver para lidar com a equipe e atingir as metas. Em muitos dos casos temos supervisores que acham simples dizer ao profissional “desenvolva seu espírito de liderança” e aguardar que ele faça isso sozinho. Errado! Cada um tem um conceito diferente do que é liderança, sendo assim, cabe ao gestor a responsabilidade de direcionar deixando claro qual a expectativa de liderança que a empresa e ele como gestor esperam e assim traçar o trabalho de desenvolvimento para os próximos meses.

Considerando o exemplo de liderança poderíamos dizer que 2 comportamentos importantes poderiam ser a “capacidade de escutar com profundidade” e “desenvolver a resiliência”.

E, o que seria resiliência?  “É a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa” [Grapeia/2004] - Este é mais um termo da moderna administração, definimos como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, stress, etc, sem entrar em surto psicológico.
Nas organizações se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Então podemos considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidade.

De que forma o supervisor deve iniciar o trabalho de desenvolver as habilidades citadas acima no seu gerente? - como exemplo vamos  utilizar os 2 comportamentos citados utilizando o feedforward e assim torna-los um hábito comportamental no profissional - Habilidade de escutar e resiliência no dia-a-dia

Capacidade de escutar com profundidade: O gerente deverá ser orientado em uma conversa com um vendedor da sua equipe a passar pelos quatro níveis da capacidade de ouvir:
1.       Escutar: Aqui apenas registramos as ondas sonoras da voz da outra pessoa, pois normalmente estamos pensando em outra coisa enquanto a pessoa fala.

2.      Ouvir: Neste ponto o gerente deve perguntar para si mesmo “O que isso significa para mim”, pois você estará ouvindo o seu vendedor falar uma ocorrência e provavelmente vai interpretar com base na sua experiência. Neste estágio é comum falar “ah, já passei por isso e resolvi este problema da seguinte forma…” e não espera a outra pessoa concluir o raciocínio.

3.      Prestar atenção: Muito mais do que escutar e ouvir, neste estágio o gerente tenta identificar o que o seu vendedor esta realmente querendo dizer para ele. Nesta fase é muito importante que você observe o mundo do ponto de vista do seu vendedor.

4.      Ouvir conscientemente: Conseqüência quase imediata do estágio anterior, neste momento o gerente esta tão dentro do papel do seu vendedor que reduz ao mínimo a influência da sua experiência no processo, o que acaba resultando é claro em um maior entendimento e um não julgamento. Neste momento sua intuição poderá dar alguns caminhos sobre o que o vendedor quer realmente dizer. É realmente importante entender o que outro quer transmitir, pois se não entendemos a mensagem normalmente realizamos um julgamento. E se julgarmos, nunca passaremos do segundo estágio do processo de escutar bem.

Resiliência:  Não é algo que possamos identificar com muita freqüência a sua ocorrência, porém existem momentos em uma loja que os resultados não são aqueles normalmente esperados. E justamente nestes momentos que as situações de estress afloram levando determinadas pessoas a agirem muito mais por um impulso emocional ao invés da razão. Exemplo:  na loja do seu gerente no momento em que os resultados estiverem abaixo do esperado, ele suporta as pressões e não se deixa impactar pelas reações emocionais da sua equipe, muito comuns neste momento. A este gestor é esperado equilíbrio e bom senso para suportar as pressões e manter o melhor direcionamento da suaequipe. Realmente é uma situação complexa, porém bem interessante para testarmos a resiliência deste gerente.

Feedback e Feedforward.

O Feedforward é uma nova palavra em gestão, é o Feedback focado no futuro.

Enquanto o Feedback foca no passado, no que já aconteceu, o Feedforward foca no futuro, no desenvolvimento de carreira, de taletos, na infinita variedade de oportunidades que podem ocorrer.

O Feedforward ajuda o profissional a visualizar e se concentrar em um futuro promissor, concentra-se nas soluções. Dessa forma, é considerado positivo. Está ligado ainda ao que não ocorreu, por isso, não é visto de maneira negativa, reforça a possibilidade de mudança, é considerado uma excelente técnica para fornecer ideias às pessoas de sucesso, encontram-se algumas ideias e sugestões visando o aperfeiçoamento de determinadas competências necessárias para o alcance das metas no futuro.

O Feedback é uma das ferramenta de liderança considerada um processo essencial para o desenvolvimento dos profissionais, no qual analisamos e informamos sobre o desempenho ou atividades executadas com o objetivo de reorientar para ser feita de uma forma mais assertiva.

Podemos dizer então que o Feedback é estático e o Feedforward é dinâmico e em constante expansão.

Para trabalhar com Feedforward, seja bem criterioso e identifique em sua equipe  o profissional com competências  alinhadas aos objetivos da empresa. Depois de detectado o profissional, defina de 1 a 2 competências para desenvolver nos próximos 3 meses, deixando claro quais são as expectativas depositadas nele.

Vamos para um exemplo clássico
: O melhor vendedor da loja, aquele que mais fideliza, aquele que sempre supera as metas e desafios tendo um resultado excepcional é colocado para gerenciar uma equipe. Pode ser que não existam competências técnicas que possam fazer a diferença significativa no desempenho deste profissional, porém existe a possibilidade de crescimento através do desenvolvimento de competências comportamentais que hoje precisam ser susituídas por novas habilidades.
Não espere ele cometer erros para depois dar Feedback, vocês precisam iniciar juntos o novo processo, identificando quais as competências que irão contribuir de uma forma eficaz ao resultado e quais serão as habilidades a desenvolver, exemplo: talvez o futuro gerente precise aprender a incentivar a motivação ou ensinar técnicas de sucesso a sua equipe sem medo de estar entregando seus segredos enquanto vendedor. O que não pode acontecer é o novo gerente continuar a exercer o seu papel de vendedor individual e não o de um gerente  de vendas, o que normalmente ocorre, por falta de direcionamento do supervisor em aplicar a nova ferramenta de gestão - o Feedforward.

Observações importântes sobre Feedback e Feedforward:

  •  A grande vantagem do Feedforward é que nós podemos mudar o futuro, ao contrário de quando trabalhamos com Feedback onde não podemos mudar o passado.
  • É mais produtivo ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos, ao invés de disser o que elas fizeram de errado.
  • Muitas vezes somos obrigados a dar Feedback a pessoas que não conhecemos profundamente. Por isso é muito mais coerente discutir com o profissional, idéias e oportunidades de desenvolvimento ao invés de discutir comportamentos que desconhecemos.