sábado, 23 de abril de 2011

As 4 habilidades de um vendedor

Algumas vezes, para ter sucesso em suas vendas e conquistar a confiança de um cliente, o vendedor se transforma em uma pessoa diferente. Isso não é algo negativo, pois, ao se utilizar desse artifício, o profissional pode garantir uma maneira mais bem-sucedida de finalizar a compra. Dentro desse pensamento, existem alguns tipos de perfis que podem se destacar. Veja alguns deles, a seguir.

O pintor: A única coisa que distingue a sua loja das outras é você. Isso mesmo, você. E o que distingue você de outros vendedores é o seu conhecimento sobre o produto e as pessoas, bem como as palavras que escolhe para se expressar e comunicar este conhecimento.
Assim como um pintor utiliza um pincel e uma tela para criar uma bela obra de arte, vendedores utilizam palavras para criar entusiasmo e desejo por produtos. As palavras que você usa precisam “pintar um quadro”, que irá estimular o desejo de compra no cliente.

O arquiteto: Para aproveitar o máximo de cada cliente, você tem de ter um plano e segui-lo. Tal iniciativa não é muito diferente de seguir um projeto. Como o arquiteto da venda, você deseja desenvolver um relacionamento com seus clientes e extrair informações que irão permitir que sua demonstração transforme clientes em potenciais compradores.

O psicólogo: Empatia é a palavra-chave em vendas. Ao se disponibilizar a realmente escutar o que o cliente tem a dizer, você transmite empatia e dá aos clientes uma abertura não ameaçadora, deixando-os mais à vontade para dizerem o que têm em mente.
Além disso, a empatia também permite que você veja as coisas do ponto de vista do cliente. Quando você se coloca no lugar dele, o cliente relaxa e aceita a sua ajuda.

O artista: Alguma vez você já fez ou, como cliente, já recebeu um atendimento que não lhe pareceu profissional? Provavelmente, sim. Por essa razão, seus clientes têm o direito de receber um excelente atendimento, independente do momento que entrarem em sua loja.
Não importa quantas vezes você tenha mostrado o mesmo produto. Sua demonstração tem de ser tão nova e estimulante na centésima ou milésima vez, quanto foi na primeira vez que você a fez.

E então, qual é o seu perfil?


www.varejista.com.br

Dica do Dia 23

  “De modo resumido a histórinha fala que uma galinha e um porco queriam montar restaurante que servisse ovos e bacon como café da manhã (muito comum nos EUA e Inglaterra). Cada um entraria com a sua parte no negócio. Só que a galinha só estava envolvida. Se o negócio não desse certo, tudo bem. Já o porco, bem, o porco tinha que estar completamente comprometido com o negócio, afinal pra ter bacon, ele precisaria se sacrificar.”
Tomando os seus objetivos de vida como parâmetro, atualmente você é a galinha ou o porco? Você está simplesmente envolvido com o seu futuro, ou você está disposto a se sacrificar (ninguém quer que você morra não, mas que abra mão de algumas comodidades) para alcançar seus objetivos.