domingo, 24 de abril de 2011

Gestão de Equipes de Vendas

Quando falamos de Vendedor, muitas chefias encaram como sendo mais um  colaborador dentro  da empresa, sendo que, se ele não trouxer o resultado esperado a demissão seria a opção mais rápida para se desfazer dele e contratar outro, sem se importar com os reais custos deste procedimento, e nem se importando em realizar um plano de treinamento e desenvolvimento com uma boa orientação, acompanhamento, enfim..fazer o seu trabalho de Supervisor/Gerente.

Você como líder de uma equipe procure mostrar a sua equipe de vendas o respeito que  tem por eles, e o quanto eles devem respeita-lo e a empresa. A sua equipe precisa de um contato mais caloroso, atenção constante, ensine-os a ter disciplina, a realizar atendimentos qualitativos, treine-os semanalmente, estimule a motivação, crie desafios, faça eles crescerem como profissionais de vendas e cresça com eles.

Não esqueça do lado "ser humano", não os trate como robôs. Faça com que a produtividade dos vendedores seja exemplar e que se para ele esta bom, para a empresa melhor ainda.
Escute mais, treine mais, faça mais, tenha vendedores como parceiros e não como inimigos, procure entender o lado da empresa e da sua equipe, nunca passe informações negativas da empresa, procure passar a sua energia positiva, energia que ira fazer a diferença, aquele que levara alegria aos clientes e nao aquele que se mostra o derrotado.

Fidelize a sua equipe, a rotatividade do funcionários passou a ser um grande quebra cabeça dentro das empresas. Peter Drucker comparou de forma excelente o mundo corporativo, chamando-o de empresas "LEGO". Quando uma peça se desencaixa, as empresas, às vezes, vivem momentos de tormento para encaixar o puzzel.

Funcionários infiéis não podem produzir clientes fieis. Funcionários infelizes não conseguem encantar cliente algum. Se eles não comprarem sua missão e visão, seus clientes dificilmente também o farão. Por isso, uma nova revolução estratégica começou a tomar conta das empresas. Elas descobriram que seu maior patrimônio não são os Clientes, e sim seus Funcionários. A seguir, vêm seus Clientes. É necessário que as empresas tenham funcionários apaixonados pela empresa. Peter Drucker comenta em seu livro "Drucker - o homen que Inventou a administração", que o líder eficaz deve sempre levar em consideração que está lidando com seres humanos.

É o que você Supervisor/Gerente deve fazer para tornar a sua equipe fiel? O que fazer para que os seus vendedores sejam seus melhores Clientes? O que mais pode ser feito para reter os seus vendedores?

Existem várias medidas, algumas bem simples, mas que podem causar profundo impacto na mente dos seus vendedores...exemplo:
  • Implante em sua loja/empresa um sistema de reconhecimento. Não uma coisa insignificante e mecânica, mas algo genuíno e sincero;
  • Peça aos seus gerentes que ouçam as idéias dos vendedores;
  • Crie uma premiação para as melhores idéias e depois tente implementar;
  • Dê maior autonomia aos seus gerentes;
  • A Empresa deve pagar salários compatíveis com as habilidades. Não adianta fingir que paga, e eles fingirem que trabalham;
  • Crie uma atmosfera agradável na loja. Afinal seus vendedores passam bastante tempo na loja;
  • Elogie publicamente boas atitudes.
Quando o vendedor trabalha apenas pelo salário, tenha certeza de que seu rendimento estará aquém de seu potencial. Sua insatisfação prejudicará o atendimento ao Cliente.

Atendimento de excelência começa em casa. Da mesma maneira que você, Supervisor/Gerente trata seus vendedores, assim eles o tratarão e a seus Clientes.

Sucesso e bom trabalho!

Dica do Dia 24

Saia cedo e volte tarde. Trabalhe duro. Não fique preso ao seu relógio. Seus clientes serão seu maior patrimônio. Trate este patrimônio com seriedade. Lembre-se, os resultados só aparecem para quem trabalha! Pelo menos para a esmagadora maioria dos mortais.