sexta-feira, 27 de maio de 2011

o que é Marketing...

“Marketing é a arte de planejar e gerenciar o antes, o agora e o depois do processo de vendas.” Millor Machado

O antesGosto de dividir essa etapa em 2 partes: análise de mercado e criação de marca.
A análise de mercado é o primeiro passo pra qualquer empreendimento e serve basicamente para definir quem é o cliente, qual o problema que ele sofre e como o produto/serviço irá resolver esse problema.
Depois da análise de mercado, a criação de marca serve para fazer com que o cliente te encontre. Seja através de anúncios publicitários ou gerando conteúdo sobre seu setor, uma marca forte é o que vai fazer o cliente pagar pelo seu produto/serviço.
O agoraA não ser que você tenha uma marca MUITO forte, vender sempre vai ser algo difícil.
Planejamento da campanha de vendas, elaboração de um material de vendas persuasivo e técnicas de negociação são os fundamentos básicos pra que você domine a arte das vendas.
O depoisVender para quem já comprou de você é mais fácil, rápido e barato do que conquistar um cliente novo, desde que seu produto/serviço seja bom (infelizmente, poucas operadoras de telefonia sabem disso).
Ter um cadastro de clientes e saber como oferecer novos produtos/serviços para manter o cliente é fundamental para um bom marketeiro.
ConclusãoRepare que na definição está destacada a palavra arte. Ou seja, assim como em qualquer arte, não existe uma fórmula garantida para o sucesso.
Porém, da mesma forma que existem os cursos de arte, uma boa base de fundamentos pode ajudar muito no desenvolvimento do artista/profissional de marketing.