sábado, 11 de junho de 2011

Treinamentos: a melhor opção para profissionais do Varejo

Para os lojistas, sempre foi importante ter vendedores bons e bem treinados, mas a crescente variedade e o tamanho da competição no mercado estão fazendo com que isto seja mais importante do que nunca. Os consumidores mudaram e, por isso, faz-se necessário que os profissionais do varejo também acompanhem essa mudança.

Com as inúmeras opções existentes, os lojistas precisam estar bem cientes dos fatores que podem tornar a compra em suas lojas mais atraentes para os clientes. Se não existirem vantagens significativas no atendimento das mesmas, mais e mais consumidores farão compras em outro canal de venda, como, por exemplo, a internet. Então, se o contato pessoal é o que faz a diferença para o cliente, é melhor que os vendedores sejam treinados para tornar gratificante a experiência de compra.

Agora, mais do que nunca, é preciso trabalhar para construir e manter o apelo do varejo tradicional. Sejam eles internos ou externos, os treinamentos têm seus métodos definidos a partir do conteúdo a ser ministrado. Dessa maneira, um mesmo programa de treinamento poderá apresentar resultados satisfatórios ou insatisfatórios, dependendo do método escolhido para realizá-lo junto à equipe.

Assim, os principais e mais comuns métodos de treinamento, são:

Presencial – realizado fora do ambiente de trabalho e ministrado em sala de aula por um consultor especializado em um tema;
À distância – normalmente utilizado para treinamento em larga escala e que envolva assuntos técnicos ou operacionais do dia a dia da empresa;
On the job – realizado no próprio local de trabalho do funcionário, dando a ele o conhecimento necessário para o desempenho de sua função;
Blended learning – combinação dos métodos presencial e à distância.

Escolha o que seja mais adequado à realidade de sua loja. Lembre-se: utilize métodos de treinamento para desenvolver a capacidade técnica e comportamental de sua equipe, aproximando-a cada vez mais da alta performance.[varejista.com.br]