segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mundo maravilhoso de Vendas!

Você que acaba de entrar no mundo maravilhoso das vendas, dedique tempo para estudar tudo sobre seus produtos e sua empresa. Faça o dever de casa! Estude, leia, pergunte, treine sozinho. Eu fazia e ainda continuo treinamento diante do espelho.

1. Após estar seguro quanto ao conhecimento de seus produtos ou serviços, outra coisa se torna muito importante.
2. A integração em seu setor ou área de atuação. A amizade com seus colegas e concorrentes é uma poderosa rede de Network. Não se isole. Ao contrário, faça questão de ser conhecido por todos, isso aliviará sua tensão. Seus colegas poderão ser de grande ajuda, em particular, quando você estiver começando no seu setor de vendas.

3. Acabo de ler um livro, onde o autor teve a coragem de dizer que nossos concorrentes são nossos inimigos. Que absurdo; como acha que será convidado para uma empresa melhor, se tratar desta maneira seu concorrente?


4. Tenha um registro atualizado de seus Clientes. Seja detalhista em anotar tudo sobre eles. Estas informações podem ser úteis em conseguir sua confiança;


5. Nunca ligue para o seu cliente sem antes, primeiro, fazer uma retrospectiva mental sobre o perfil dele.. Consulte suas anotações e as use sabiamente. Faça isso com calma. Depois de ter tudo claro em sua mente, aí sim, faça a sua ligação;  


6. Saia cedo e volte tarde. Trabalhe duro. Não fique preso ao seu relógio. Seus Clientes serão seu maior patrimônio. Trate este patrimônio com seriedade. Lembrem-se, os resultados só aparecem para quem trabalha! Pelo menos para a esmagadora maioria dos mortais;


7. Mostre prontidão. Esteja sempre disposto a servir. Seus Clientes ficarão gratos de ter um vendedor que está sempre pronto;


8. Cumpra sempre aquilo que prometer. Quando não for possível, não enrole. Seja transparente. Não minta.


9. Converse. Faça amizade e relacionamentos em vez de vendas.


10. Surpreenda sempre seu Cliente a cada atendimento. Seja ousado. Invente!

Motivação...

Acredito que o primeiro passo é o Líder estar motivado e com isso ele irá transmitir para sua equipe a paixão pelas vendas.
Como encantamos os clientes na hora da venda devemos também encantar nossos colaboradores mostrando como devem alcançar os resultados que a empresa precisa de uma forma que os levem a conquistar suas metas pessoais. Assim todo mundo ganha.
Motivação externa do Vendedor é uma excelente fonte de energia para o trabalho, mas de fato a motivação interna, que é o motivo por fazer tal coisa, o objetivo de cada um que traz os melhores resultados. Sempre considerando que a motivação externa é um complemento daquilo que parte de dentro do funcionário.
Para desenvolver essa motivação interna do colaborador, a empresa precisa clarificar sua visão, seus métodos, seus objetivos e missão. Um colaborador terá garra para engrandecer a empresa se ele tiver concordância com as práticas da empresa, se o mesmo se enxergar crescendo junto com a empresa.
Muitas empresas pregam um imediatismo e lançam o vendedor ao contato com os clientes sem este mesmo saber detalhes do que está vendendo. O que decorre disso é a desmotivação do vendedor, uma venda mal-sucedida e ainda a geração de marketing espontâneo negativo.
Pense nisso...

QUEM É DE FATO UM VENDEDOR e quem por motivos alheios ESTÁ VENDEDOR.

Vendedor mesmo é aquele que se interessa e que presta atenção nas dicas e nos procedimentos feitos no ato da venda, sem muitas vezes se preocupar com o resultato final, que será apenas uma consequencia de um trabalho bem feito. Agora, quem está vendedor, muitas vezes contra a vontade, somente se interessa pelo resultado final (venda), sem se importar como chegou à ela. À este vendedor, não devemos perder nosso tempo, pois a qualquer momento nos deixará na mão por uma proposta em outra área de atuação, agora o vendedor de fato, este sim merece todo o apoio, orientação e treinamento para desenvolver bem suas funções.