domingo, 23 de outubro de 2011

Características impotântes no Líder...

Em entrevista a Você S.A, alguns presidentes de empresa entrevistados disseram quais são as características que eles mais procuram em profissionais (e que estão cada vez mais escassas no mercado). São elas:

    * Comunicação oral e escrita: essa é uma das habilidades imprescindíveis para toda e qualquer pessoa que imagine ser líder. Comunicar-se, de forma clara e fácil de entender, é o melhor caminho para conseguir a ajuda dos seus colegas, subordinados e superiores. Invista na sua comunicação. Vai valer muito a pena.

    * Automotivação: pessoas com motivos próprios para realizar o trabalho, são imensamente mais produtivas que as pessoas que precisam ser motivadas. Se você tem uma meta em sua vida, seja qual for, busque um trabalho onde você pode aplicar isso. Você se sentirá melhor, a empresa será beneficiada com isso e a sua qualidade de vida vai agradecer.

    * Liderança em atividades coletivas: liderança parece ser a palavra do ano (junto com empreendedorismo). Mas é facilmente justificável o motivo pelo qual a área de liderança é tão comentada. Em nenhum outro momento da história da humanidade, trabalhar em equipe e se relacionar foi tão importante para se atingir os objetivos das empresas e pessoais. O ser humano está percebendo que mandar não resolve mais, que é preciso liderar. E isso é muito mais difícil para a maioria das pessoas do que parece ser.

    * Poder de análise e pensamento crítico: 81% dos presidentes entrevistados disseram que essa vai ser a habilidade mais procurada nos próximos 5 anos (aí está uma oportunidade, saia na frente). Analisar o seu trabalho, o trabalho da equipe e o da empresa. Não é tão fácil quanto parece… Mas dominar essa habilidade é um grande diferencial.

    * Conexão com o mundo: circular em diferentes grupos de pessoas faz com que você tenha uma visão mais ampla das suas tarefas. Pessoas com essa habilidade ou perfil conseguem ver novas soluções para velhos problemas.

    * Disposição total: 98% das promoções ou contratações acontecem do profissional mais ativo e com alta energia ao invés do profissional com baixa energia.[Elton Luis Sipp]