sábado, 26 de maio de 2012

A parábola da piscina..

Em uma casa na cidade de Niterói-RJ morava uma família de ursos em que o chefe da família era conhecido como Vovô Urso e seus filhos eram os ursinhos Andre e Bruno.

Como parte das tarefas da casa, Andre e Bruno precisavam limpar a piscina.
As responsabilidades eram: Andre (irmão mais novo) deveria jogar o cloro na água e Bruno (irmão mais velho) era encarregado por aspirar a piscina.
Como um bom caçula, o ursinho Andre muitas vezes deixava de lado sua tarefa e não jogava o cloro. Como consequência, quando Bruno aspirava a mesma, a sujeira não saía, já que a água não estava devidamente tratada.

Em um ensolarado domingo de verão, ocorreu o seguinte diálogo que já serviu de lição para uma inteira geração de empresários juniores brasileiros:

- Bruno, você não fez o que eu te pedi. Disse o sábio Vovô Urso.

- Mas é lógico que fiz! Eu aspirei a piscina assim como o senhor pediu. Não é culpa minha se Andre não jogou o cloro! Respondeu Bruno, irritado com a situação.

- Bruno, eu não te pedi simplesmente para aspirar a piscina. Eu te pedi para deixar a piscina limpa. Agora eu quero tomar banho nela e não posso, é isso que importa.

Moral da história:
Não interessa se você fez sua parte, dê um jeito e resolva o problema até o fim!

O Velhinho e as Motos...

É uma história que nos faz refletir sobre a importância de tratar bem todas as pessoas, não só as com maior potencial de dar lucro.

O velhinho e as motos

Certo dia um senhor de idade entrou em uma concessionária de motos em São Paulo. Vendo que o senhor dificilmente teria condições de andar de moto, os vendedores o ignoraram e continuaram batendo papo entre si.

Porém, um dos vendedores decidiu sair do lugar e ir atender o senhor.

Após certo tempo de conversa, o senhor havia demonstrado interesse em uma das motos mais caras, mas pelo que o vendedor tinha entendido, um outro modelo, mais barato, satisfazia melhor as necessidades do senhor.

Após essas recomendações e toda a gentileza do vendedor, o velhinho decidiu revelar sua verdadeira identidade (não, ele não era o Batman).O senhor era dono de uma pizzaria que havia acabado de ser inaugurada no bairro e estava comprando uma frota de motos para realizar as entregas.

Devido à atenção que o vendedor lhe deu e pelo ato sincero de gentileza, o velhinho acabou fazendo a compra de toda sua frota com esse vendedor. Logicamente, no final do dia a comissão desse vendedor foi muito maior do que os outros que ficaram batendo papo.

Será que as vezes não deixamos passar oportunidades como essa por mera preguiça de fazer nosso trabalho?

Por via das dúvidas, seja gentil com todas as pessoas, no mínimo, isso te fará uma pessoa mais feliz.

Excelencia em Atendimento

"As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram"

Quantos Dragoes você precisa Matar?

Imagine-se em uma daquelas batalhas épicas medievais em que há um cavaleiro, um dragão, um castelo e uma mocinha apaixonada.


Você é o cavaleiro, e precisa matar o grande dragão para ter o amor da mocinha. O que você precisa fazer? Só tem uma opção: você precisa dar uma facada no coração do dragão
gigante e passar adiante para conseguir o que você quer.


Agora volte para o presente e entenda uma coisa: assim são as suas vendas e as tarefas do dia a dia, como na história.


Você poderia ter um departamento especializado em facas para escolher a melhor faca para a
situação. E você poderia ter também um departamento para pesquisar e definir as
melhores armaduras. E quanto ao cavalo? Com certeza você poderia precisar de um
departamento de cuidados dos cavalos.
Mas no final das contas você precisa ir lá e dar uma facada no coração do dragão. Não interessa se tem a melhor faca, a melhor armadura e o melhor cavalo, departamentos que cuidam de
tudo isso ou se você não tem!

Faça o básico primeiro!

Antes de qualquer coisa. Você pode querer milhões de ferramentas de marketing,
pode pedir um departamento especializado nisso ou naquilo, mas o que você
precisa fazer é ir lá e dar a facada no dragão.


De que adianta ter o melhor do melhor em tudo, mas o seu trabalho não é feito?
Não se preocupe em ter o melhor programa de marketing, a melhor estrutura financeira e o melhor produto do mundo.

A vida não é assim, o mundo não é assim. O mundo é você se esforçar e ter certeza de que você vai conseguir o que quer, mesmo sabendo que não tem as melhores ferramentas que poderia ter.

Viver é ter entusiasmo por tudo mesmo quando você tem problemas. Viver é estar entusiasmado para RESOLVER esses problemas.


A única coisa que você não pode deixar de fazer é tudo o que realmente precisa ser feito. Se você é contador, contabilize. Se você é Gerente, gerencie. Se você é vendedor, venda.
Faça as ligações diárias que tem que fazer, faça o número de visitas que você precisa fazer, faça os follow-ups que precisa fazer.


Não estou dizendo pra você abaixar a cabeça e virar um robô. NÃO! Estou dizendo pra você não se esquecer de fazer o que precisa ser feito. Você precisa trazer ideias novas, precisa
colaborar, deve dar sugestões e fazer perguntas para as pessoas dos outros departamentos.
Mas, o mais importante é fazer as vendas, se você é vendedor.


Ter as melhores facas, a melhor armadura e o melhor cavalo é ótimo! Mas no final das contas você precisa matar o dragão. Tendo ou não tendo tudo isso.

Dica do Dia

Vendedores pouco treinados ou treinados de forma inadequada sobrecarregam o gerente. Não faça as tarefas por eles, ensine-os como fazer!