sábado, 11 de setembro de 2010

Treinar a minha equipe para que??! ...

Treinar a minha equipe para que? Temos gerentes de lojas que se infelizmente pensam assim... se recusam a treinar equipes, dificultam, justificam com a difculdade em reunir todos alegando que a carga horária de shopping é extensa e que por isso fica difícil conseguir juntar a equipe para fazer reuniões, acham que somente com feedbacks a coisa vai funcionar, Errado!!! Infelizmente temos gerentes que agem desta forma, com resistência a esta prática tão importânte e acabam fazendo uma reuniãozinha e outra de no máximo 15  minutos com cada turno para passar alguma informação que acham importânte e principalmente para dar feedbacks negativos de operacionais ou comportamento que devem ser mudados.. Reunir a equipe e fazer uma esculhambação mostra seu destempero e falta de equilíbrio. Também não adianta chamar um conhecido para “dar uma geral”, coisa tipo um treinamentozinho, entende?



Tais posturas de gerentes e falta de visão, vem deixando as equipes menos preparadas para o dia a dia do mercado que se movimenta tão rapidamente, hoje precisamos de equipes preparadas, seguras, que sejam treinadas em grupo, o “time” precisa dividir experiências, isto traz para todos vivências e se bem aproveitadas contribuirão para o crescimento de todos...principalmente da sua liderança, do exemplo que você gerente dará para um grupo de pessoas que querem um dia gerenciar uma loja e liderar uma equipe, lembre, você precisa formar pessoas, desenvove-las... Então mude!!. Mudar doi, nascemos berrando porque saímos do conforto do útero e o mundo agora exige que a gente se vire, temos uma longa caminhada... As mudanças vêm com treinamento e não com discursos, ameaças e demissões..o chefe dá ordens, mas não desenvolve competências.


O 1º passo: observe e acompanhe a sua equipe, procedimentos, desempenho e inicie o planejamento das reuniões que deverão ser muito bem planejadas, objetivas, cheias de informações, com a participação de todos, motivantes, desafiantes para os participantes...


Dicas para o seu treinamento ser produtivo:


1. Avalie o desempenho da sua equipe, quais são os pontos fracos;


2. Identifique quais são as etapas de venda que estão com mais deficiência;


3. Planeje o primeiro encontro com a sua equipe apresentando numa palestra (que informa e aponta o que fazer) a sua avaliação de desempenho e etapas de venda com maiores dificuldades na loja, das deficiências que você quer eliminar, valorize os futuros treinamentos e envolva todos nas metas que se pretende alcançar, assim toda a equipe poderá se posicionar com dificuladades e dúvidas em algumas etapas que irão contribuir para o início do seu planejamento de treinamentos na sua loja;


4. Procure o conteúdo para abordar em cada etapa de venda, com exemplos, dinâmicas, textos motivacionais e planeje cada treinamento (que ensina como e porque fazer), lembre que serão uma série de encontros para treinamento e em cada reunião você gerente irá abordar uma das etapas da venda;


5. Participe do treinamento com humildade e sem querer ser o sabichão, achando que é melhor do que todos, lembre, se você tivesse agido como um líder desde o início teria evitado tantos erros e desempenho ruim da equipe... Estamos juntos nessa nova etapa, somos um “time” e vamos ganhar o jogo!;


6. A cada finalização de treinamento, feche o plano de ação com a equipe e verifique quais os pontos que eles colocarão em prática imediatamente e o que cada um deverá mudar na forma de seu trabalho, verifique se ficaram dúvidas e se todos os pontos foram bem esclarecidos;


7. Estabeleça métricas de avaliação que garantam que o aprendizado e o que foi estabelecido como novas metas será colocado em prática. A avaliação de desempenho deverá ser feita diáriamente, principalmente nos íncices que nos mostram o raio X dos atendimentos como, PM (preço médio), PA (peças adicionadas), Taxa de conversão, percentual de cota atingida em valor e peças do dia e período, entre outros...


8. Determine o período em que as novas práticas de desempenho devem estar acertadas, acompanhe, ajude, incentive e motive sempre. Não ameace, porém seja firme e decidido com os vendedores que não estão conseguindo frutos. Pois se as coisas não andarem no prazo estipulado conforme o estabelecido, corte cabeças, precisamos de uma equipe toda campeã, não teremos espaço para mediocridade nesta nova etapa da sua loja. O time deve ganhar o jogo e não empatar!!

Dica do Dia 11/09/2010

O gerente deve dar prioridade ao desenvolvimento da equipe. Quando uma equipe busca o aprimoramento constante, seu potencial aumenta e a liderança cresce na mesma proporção. Isso faz com que a equipe veja o gerente como um líder, e não como chefe.