terça-feira, 16 de novembro de 2010

Taxa de Conversão da sua loja

Faça um teste com a sua equipe de vendas... Pergunte a eles para que serve a “lista de vez”, com certeza você irá ouvir como 1ª resposta, “é o documento que organiza os atendimentos da equipe de vendas, ou seja, cada vendedor terá a sua vez de abordar o cliente e assim o cliente não será atropelado por mais de um vendedor ao mesmo tempo”...sim, essa é a visão do vendedor que está alí somente para atender e fazer as vendas acontecerem, agora...diferente da visão de outros vendedores mais envolvidos na gestão da loja, que além de ter a resposta acima, dirão que também é um documento importantíssimo para medir a “taxa de conversão da loja e de cada vendedor”... Faça a sua equipe de vendas participar da gestão da sua loja com envolvimento e comprometimento num todo, só assim você terá futuros back up.

Acompanhe diáriamente a taxa de conversão da sua loja, utilize a lista de vez para contabilizar quantos clientes entraram na loja, dividindo esse total pelas operações de venda/trocas realizadas no caixa, o total será o percentual de taxa de conversão da sua loja, do dia anterior, da semana, da quinzena, do mês. Este mesmo acompanhamento deverá ser feito de cada vendedor, assim você terá uma visão clara de quantos clientes escolheram a sua marca/loja e não conseguiram por algum motivo realizar a compra, com a visão macro da loja e visão micro de cada vendedor, você saberá quais os vendedores que não estão realizando um bom trabalho, deixando o cliente escapar para o concorrente.

É importante notar que a taxa de conversão de cada loja depende de seu perfil individual (Ex: uma loja num shopping com um tráfego menor de clientes geralmente tem uma taxa de conversão maior do que a loja/shopping que tem um alto fluxo de clientes).

E  qual seria a taxa de conversão ideal da loja?, simples, se a sua loja tiver a partir de 50% de aproveitamento na taxa de conversão do período analisado, a equipe com certeza está fazendo o trabalho de uma forma eficiente, ou seja, a cada 2 clientes que entram na loja pelo menos 1 compra, assim teremos as nossas metas atingidas, tanto financeiras como de fidelização. É claro que se a sua taxa de conversão fechar acima dos 50% a loja estará com um desempenho fantástico, pois  com a elevação deste índice ou outros automáticamente irão aumentar e o resultado final será de metas atingidas acima do esperado, gerando qualificação + quantificação no  nosso negócio.

Dica do Dia 16

É fundamental que o líder saiba onde quer chegar e que resultados pretende obter com o treinamento de sua equipe. “Não há sentido para um barco navegar se não sabe em que ponto irá ancorar”. Para que a rota seja segura e traga resultados positivos em vendas, é preciso ter claro quais são os passos ou as etapas a serem vencidas. Listar os assuntos que precisam ser trabalhados e melhorados é muito válido. Uma decisão inteligente nessa hora é dividir essa responsabilidade com os vendedores.