segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Evite a ansiedade do fim de ano...

Quando você sente que a tarefa que está à sua frente é maior que você, está sofrendo de ansiedade. É um estado comum no fim do ano, pois os compromissos se avolumam e sentimos dificuldade em administrar o tempo para dar conta de tudo. Por isso, siga estes três passos para amenizar a ansiedade:

*          Passo 1 – Não sobrecarregue sua mente  pensando e repensando nas atividades que precisa realizar. Organize-se fazendo uma lista de tarefas. Colocar no papel vai permitir que a lista saia da sua cabeça e fique na sua agenda, medida que evita que sua mente remoa insistentemente aquilo que precisa ser feito.

*          Passo 2 – Cuide da sua cabeça. Faça meditação, ou melhor, interiorização, aliviando sua mente da sobrecarga de compromissos. É importantíssimo que você aprenda a dominar seu equipamento mental para evitar que ele sobrecarregue seu corpo com excesso de medo e preocupação.

*          Passo 3 – Desfrute deste momento de fim de ano. A ansiedade nos faz viver a ilusão de que o prazer e a alegria são estados que somente viveremos quando todos os nossos problemas estiverem resolvidos. Isso é uma ilusão. Precisamos nos tornar capazes de curtir o momento, seja ele qual for. Nesse caso da correria de fim do ano, curta e aproveite os seus passeios aos shoppings e às lojas, a preparação para as festas e os encontros com familiares e amigos. Sem dúvida, todos esses eventos implicam em trabalho e em muitos contratempos, mas tudo isso faz parte da vida. Aceitar essa realidade lhe dará condições de aproveitar todos os momentos deste seu fim de ano sem ansiedade, mas com alegria e paz no coração, pois esse é o verdadeiro sentido e a verdadeira essência do Natal.
Mariliz Vargas

Como foi o ano e o que você espera para o próximo?

O fim do ano costuma ser um momento de reflexão. É hora de parar e reavaliar como foi o ano e o que você deseja para 2011.
Em 2010, muitos assuntos foram debatidos em Profissão?! VAREJO.

Entretanto, para este fim de ano, gostaria de destacar um aspecto importante a perceber, é que não são os fracassos e as descrenças que movem uma empresa, mas sim o sucesso. Aquilo que você faz certo e em que é realmente bom é que vai garantir a sua permanência no mercado.

Por isso, neste fim de ano, mais que fazer promessas e desejos para 2011, quero propor uma reflexão: lembre-se de três coisas que foram cruciais para você atingir o sucesso, fazer uma mudança importante ou permanecer fazendo o que gosta. Vamos lá, preencha mentalmente:

1.
2.
3.

E, agora, faça uma análise do que levou você a atingir essas três coisas...

*          O que você fez?
*          Quem foi crucial para ajudá-lo?
*          Como você fez?
*          Onde fez?
*          Quando aconteceu?
*          Quanto foi necessário? – aqui entram recursos, tempo e, é claro, dinheiro.
*          Por que você fez?

Após avaliar os principais acertos deste ano, você estará muito mais otimista e pronto para encarar o próximo. E que venha 2011!

Tipos diferentes de Clientes e dicas de como melhor atendê-los..

Cada cliente é um cliente e para fideliza-lo você precisa observar o comportamento deles oferecendo um atendimento diferenciado. Mas antes de fazer isso, é necessário conhecer  quem são os seus clientes...
Simpático: Parece fácil, mas não é. O cliente simpático envolve os vendedores e a conversa pode acabar virando mais uma amizade do que uma venda. A negociaçõa deve ser alegre e extrovertida, mas sem deixar de lado o principal: A VENDA!
Impulsivo: O temperamento desse cliente é imprevisível e ele costuma mudar de opinião facilmente. Assim, seja rápido, ágil e flexível e esteja preparado para interrupções e impulsos.
Cético: Sua principal característica emocional é a desconfiança, por isso, o vendedor deve estar apto a dar atenção especial e mostrar com clareza os atributos da marca.
Metódico: Detalhista, esse tipo de cliente exige paciência, ponderação e inteligência emocional. Lembre-se de que o cliente está analisando cada etapa da venda e cada palavra que você fala com a maior calma e atenção.
Indeciso: Esse deve ser atendido por um profissional firme e ativo. Inseguro, o cliente prefere não tomar decisões sozinho, abrindo várias brechas para que o vendedor possa decidir por ele.
Indiferente: Silencioso e algumas vezes antipático, esse cliente deve ser bastante questionado pelo vendedor, a fim de tirá-lo do estado “não me importo” e colocá-lo a par das vantagens do produto ou serviço.
Protelador: Para fugir das enrolações desse cliente, o ideal é apelar para o emocional, dizendo que o estoque está acabando, os preços irão aumentar ou a promoção chegará ao fim. Ele precisa de incentivo para comprar.
Exigente: Esse cliente gosta de comprar, mas não tem muita paciência com vendedores. O ideal é deixá-lo falar, ser mais receptivo do que ativo, mas sem demostrar submissão.
Prático: Decidido, ele não aceita rodeios e é bastante honesto. A venda deve ser objetiva.
Vendedor: Por conhecer o ramo, ele age com tranquilidade e exige um atendimento transparente e profissional. Traga o ponto em comum para a conversa como algo positivo, mas sem comparações ou apelações.
A hora da Virada -  Raul Candeloro