segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tipos diferentes de Clientes e dicas de como melhor atendê-los..

Cada cliente é um cliente e para fideliza-lo você precisa observar o comportamento deles oferecendo um atendimento diferenciado. Mas antes de fazer isso, é necessário conhecer  quem são os seus clientes...
Simpático: Parece fácil, mas não é. O cliente simpático envolve os vendedores e a conversa pode acabar virando mais uma amizade do que uma venda. A negociaçõa deve ser alegre e extrovertida, mas sem deixar de lado o principal: A VENDA!
Impulsivo: O temperamento desse cliente é imprevisível e ele costuma mudar de opinião facilmente. Assim, seja rápido, ágil e flexível e esteja preparado para interrupções e impulsos.
Cético: Sua principal característica emocional é a desconfiança, por isso, o vendedor deve estar apto a dar atenção especial e mostrar com clareza os atributos da marca.
Metódico: Detalhista, esse tipo de cliente exige paciência, ponderação e inteligência emocional. Lembre-se de que o cliente está analisando cada etapa da venda e cada palavra que você fala com a maior calma e atenção.
Indeciso: Esse deve ser atendido por um profissional firme e ativo. Inseguro, o cliente prefere não tomar decisões sozinho, abrindo várias brechas para que o vendedor possa decidir por ele.
Indiferente: Silencioso e algumas vezes antipático, esse cliente deve ser bastante questionado pelo vendedor, a fim de tirá-lo do estado “não me importo” e colocá-lo a par das vantagens do produto ou serviço.
Protelador: Para fugir das enrolações desse cliente, o ideal é apelar para o emocional, dizendo que o estoque está acabando, os preços irão aumentar ou a promoção chegará ao fim. Ele precisa de incentivo para comprar.
Exigente: Esse cliente gosta de comprar, mas não tem muita paciência com vendedores. O ideal é deixá-lo falar, ser mais receptivo do que ativo, mas sem demostrar submissão.
Prático: Decidido, ele não aceita rodeios e é bastante honesto. A venda deve ser objetiva.
Vendedor: Por conhecer o ramo, ele age com tranquilidade e exige um atendimento transparente e profissional. Traga o ponto em comum para a conversa como algo positivo, mas sem comparações ou apelações.
A hora da Virada -  Raul Candeloro

6 comentários: