segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lição dos Gansos Canadenses - texto reflexão - espirito de equipe

Uma maravilhosa lição de vida pode ser obtida dos gansos selvagens canadenses que migram do hemisfério Norte para o Sul. Como arautos de mudanças, quando partem, é prenúncio de frio. Ao retornarem, é chegado o verão.
Guiados pelo sol e pelo campo magnético da Terra, cumprem a rota mais curta e só estabelecem grandes curvas para evitarem desertos e oceanos. Neste longo vôo, a formação do bando é a de um triângulo; ou, a rigor, de um majestoso V, cujo vértice está voltado para frente. Nesta formação geométrica, cada pássaro da frente cria um vácuo para o de trás, rendendo ao grupo quase o dobro do aproveitamento com o mesmo esforço.

Da mesma forma, quando um conjunto de pessoas compartilha do mesmo objetivo e de forma organizada, é mais leve a tarefa de cada um e os resultados são extraordinários. Ao ganso da frente cabe a tarefa de dar direção ao bando. E, quando cansa, alterna a posição de ponta com outro pássaro. É o líder. Em seu peito, batem as rajadas do vento forte, os pingos da chuva castigam seus olhos. Mas é ele, o líder, que tem as asas fortalecidas, que melhor vislumbra o horizonte, que melhor contempla as belezas do sol nascente e do sol poente.
 
Os problemas são como as rajadas de vento que nos fortalecem para enfrentarmos a vida com mais determinação. E Deus nunca nos dá tudo. Mas também não nos priva de tudo. E por maior que sejam as dificuldades, não permite embates maiores que a nossa capacidade de vencê-los.

Quando um dos gansos é ferido ou fica doente, dois deles saem da formação e lhe dão companhia e proteção. É a manifestação da solidariedade em se postar ao lado das pessoas em seus momentos difíceis.
Na formação angular, os gansos que vêm atrás grasnam freneticamente para motivar os da frente. Na convivência em grupo, não só é importante a nossa efetiva participação, mas também as palavras encorajadoras. Pessoas motivadas são mais felizes e produtivas. A ação organizada unida ao entusiasmo produz uma força insuperável.
Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.
“Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a “aspiração” da ave imediatamente à sua frente”
Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim  como prestar a nossa aos outros.
“Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar voando para a posição de ponta”
Licão: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.
“Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade”
Lição: Precisamos nos assegurar de que o nosso “grasno” seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.
“Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de um outro bando”
Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também esteremos ao lado dos outros nos momentos difícieis.

Dica do Dia 01

Simplicidade é a marca registrada de um bem-sucedido programa de remuneração de vendas. Um programa deve ser simples o suficiente para ser entendido rapidamente pelos vendedores e claramente sedutor para que eles sejam capazes de ter uma boa noção de quais serão suas rendas se atingidas as metas.

Vida Financeira Saudável...

Com disciplina e organização é possivel pagar todas as despesas, poupar e conquistar seus objetivos, tenha certeza disso!



Com a chegada do 13º salário, aproveite para pagar dívidas de Janeiro e Fevereiro, invista em previdência privada e em fundo de ações. Os analistas recomendam que, para começar a desenhar sua independência, você precisa acumular o equivalente a um ano de seus gastos mensais.
Dicas:
  • Saiba quais os períodos em que você ganha mais e menos: Assim você terá estará preparado quando o rendimento for baixo.
  • Sobrou dinheiro no mês (não importa o valor) aplique na poupança: Assim você  terá uma reserva para  imprevistos.
  • Não assuma dívidas com base no seu ganho máximo: Assim você evita dívidas que não caberão no salário do próximo mês.
  • Defina um salário médio para pagar as contas: Assim você poderá calcular qual deverá ser a sua meta no mês que será necessário atingir para garantir os pagamentos do seu custo fixo.
  • Faça aplicações programadas na previdencia, poupança ou outros : Assim você terá uma disciplina para poupar.