domingo, 6 de maio de 2012

Dica do Dia

Se um gerente não analisa os resultados de sua loja com base em estatísticas, não há como orientar de forma eficaz seus vendedores.

Ensine sua Equipe a desempenhar seu papel.

Um papel não é apenas uma descrição de cargo, é uma descrição detalhada de todos os procedimentos necessários para realizar o trabalho com sucesso. Os funcionários que trabalham em sua loja e não desempenham seus papéis fazem com que o gerente os desempenhe por eles.

Há um velho ditado que se aplica muito bem a essa situação: “Dê a alguém um peixe e essa pessoa terá comida naquele dia. Ensine-a a pescar e ela terá comida durante toda a vida”. Ou seja, se o gerente continuar a fazer o trabalho dos vendedores, eles nunca aprenderão a fazê-lo. Se lhes ensinar como fazer, o gerente nunca terá de fazê-lo novamente.

Um dos maiores problemas em aprender a ensinar e, dessa forma, delegar, é acreditar que os membros da equipe serão realmente capazes de executar as tarefas que lhes são atribuídas. A sua empresa, por exemplo, não teria sida capaz de crescer se não fosse a capacidade dos diretores de delegar responsabilidades.

A solução para uma gerência mais livre é a capacidade de cortar as amarras que controlam seu tempo e sua energia. Quando todos da equipe estão plenamente treinados e atuando sem a assistência do gerente, ele começará a entender que pode fazer muito mais para ajudar a loja a ter sucesso.[site varejista]

Cuidado com o excesso de camaradagem!

Alguns gerentes têm a tendência de gastar mais tempo realizando tarefas pela sua equipe ao invés de ensinar os vendedores como fazê-las por si próprios. Toda vez que você está desapontado, frustrado ou aborrecido com o desempenho de seus funcionários e não expõe seu desapontamento, você está recompensando o mau desempenho.

Muitos gerentes recompensam o mau desempenho sem perceber. Se você ficar continuamente realizando as tarefas por seus funcionários, ou deixar o mau desempenho passar despercebido, você estabelece um precedente perigoso que é difícil de reverter. Os funcionários se acostumam com o fato de você fazer tudo, e antes que você perceba, estarão lhe cobrando.

Veja alguns exemplos clássicos:

• Você salvou a venda de um vendedor e, mesmo assim, ele ficou com toda a comissão;
• Um vendedor executa uma tarefa rotineira que todos precisam fazer, mas a faz tão mal que você evita pedir-lhe para repeti-la;
• O vendedor está de “ressaca”, então você o deixa ir para casa mais cedo;
• Alguns vendedores estão atrasados para a reunião, mas você os espera para começar.

Cuidado com o excesso de camaradagem!

Você gosta de promover uma atmosfera familiar na loja? Isto é bom, desde que não permita que o excesso de camaradagem leve os funcionários a “tirar vantagem” desta situação, não sendo cobrados por suas responsabilidades. Lembre-se: o limite é necessário para o bom andamento de todos os processos de uma loja.[site varejista]