domingo, 6 de maio de 2012

Cuidado com o excesso de camaradagem!

Alguns gerentes têm a tendência de gastar mais tempo realizando tarefas pela sua equipe ao invés de ensinar os vendedores como fazê-las por si próprios. Toda vez que você está desapontado, frustrado ou aborrecido com o desempenho de seus funcionários e não expõe seu desapontamento, você está recompensando o mau desempenho.

Muitos gerentes recompensam o mau desempenho sem perceber. Se você ficar continuamente realizando as tarefas por seus funcionários, ou deixar o mau desempenho passar despercebido, você estabelece um precedente perigoso que é difícil de reverter. Os funcionários se acostumam com o fato de você fazer tudo, e antes que você perceba, estarão lhe cobrando.

Veja alguns exemplos clássicos:

• Você salvou a venda de um vendedor e, mesmo assim, ele ficou com toda a comissão;
• Um vendedor executa uma tarefa rotineira que todos precisam fazer, mas a faz tão mal que você evita pedir-lhe para repeti-la;
• O vendedor está de “ressaca”, então você o deixa ir para casa mais cedo;
• Alguns vendedores estão atrasados para a reunião, mas você os espera para começar.

Cuidado com o excesso de camaradagem!

Você gosta de promover uma atmosfera familiar na loja? Isto é bom, desde que não permita que o excesso de camaradagem leve os funcionários a “tirar vantagem” desta situação, não sendo cobrados por suas responsabilidades. Lembre-se: o limite é necessário para o bom andamento de todos os processos de uma loja.[site varejista]

Nenhum comentário:

Postar um comentário