sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dica do Dia 26

Pessoas de sucesso vivem no mesmo mundo em que todos vivemos, com os mesmos desafos, o mesmo conhecimento e a mesma sorte. A diferença entre o sucesso e a mediocridade não é o que recebemos da vida, mas sim como respondemos a isso..

Autoavaliação do atendimento...

Você como gerente de Loja, consegue acompanhar a venda dos seus vendedores 100% do tempo? Não!! O  vendedor  trabalha sozinho, sem, ser observado, 80% do tempo. O seu papel como gerente é conscientizá-lo a realizar vendas e estimular a autoavaliação de desempenho em cada uma delas.
Faça-o comentar sobre os atendimentos que fez, assim você dá uma chance de identificar seus pontos fracos e o ajuda a corrigir as falhas. Não dê as respostas o tempo todo, estimule o vendedor a buscar suas próprias soluções, isto o ajudará a desenvolver o planejamento, a estratégia e principalmente a autoavaliação em tudo o que faz.
Se você sempre passar as respostas , veja o que pode acontecer:
  • Ele pode agir da maneira que gostaria que agisse somente por um tempo pois você falou e não porque entendeu que deve ser assim ;
  • Ele pode ficar na defensiva e dar desculpas para não fazer o que deve;
  • Ele pode resistir à ajuda do gerente,evitando-o no futuro;
  • Ele pode ver a sugestão do gerente como negativa, reagindo com um comportamneto vingativo.

A solução é orientá-lo de maneira gradual. O gerente deve provocar a mudança no profissional com a iniciativa do próprio funcionário.