sexta-feira, 11 de maio de 2012

Habilidades de um Vendedor...

–Minha experiência diz que formar uma equipe eficiente e motivada é um dos maiores desafios para os gerentes.
A maioria não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes.
A maior dificuldade, acredito, é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores.
Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando. Muitos sonham a vida toda em atuar em outras áreas. Outros descobrem o enorme potencial de realização financeira e pessoal que a profissão pode possibilitar e buscam se desenvolver.
Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente, fazer parte de sua equipe e encantar o seu cliente?

Aqui vão algumas dicas:

1- Evidentemente a primeira dica para lidar bem com o cliente é GOSTAR de conviver, de atender, de servir, de prestar serviço;

2- A mais importante é: saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!

3- Saber colocar-se no lugar do cliente = EMPATIA… Essencial!

4- Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto que vende e conhecer os concorrentes;

5- A quinta dica é consequência da quarta. Passar confiança/segurança para o cliente. Comunicar-se bem ajuda;

6- Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar vantagens e benefícios de seu produto/empresa de forma honesta;

7- Demonstrar de forma inequívoca MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO, vontade de servir, satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;

8- Saber funcionar em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos de sufoco;

9- Ter foco. Checar a necessidade do cliente, atendê-la e só depois pensar em ampliar a venda. Nada de empurroterapia!

10- A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Aliás, ele quer atenção, atenção e atenção… Dê atenção SEMPRE!

11- Jamais, Jamais minta para seu cliente. Lembre-se: você quer o cliente muitas vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;

12- Seja capaz de surpreender. Prometa menos e entregue Mais. Essa é a fórmula do encantamento.


Lojistas e gerentes andam loucos à caça de profissionais que possuam essas habilidades. Você as tem? Mostre-se, apresente-se, habilite-se! [Graça Guerra]

Lidere com perguntas, não com respostas...

O melhor empreendedor lidera com perguntas, não com respostas.

Não diga ao seu time o que eles devem fazer; ao invés disso, pergunte para eles sobre suas idéias.

Um time que sente que suas opiniões tem valor sentirá que faz parte da empresa e consequentemente se empenhará mais do que nunca.

Durante reuniões, pergunte a sua equipe quais são seus objetivos. Se você deixá-los escolher as próprias metas, eles trabalharão mais arduamente e irão até ultrapassar as expectativas.

Produtividade Diária..dicas..



Todos sabemos que a vida de empreendedor não é fácil. Temos apenas 24h para cuidar de nossas empresas, de nossas vidas pessoais e ainda tomar cuidado pra não parar num manicômio...
10 dicas para fazer a vida caber nas 24 horas de cada dia
1. Organize os bastidores: deixe seu ambiente de trabalho organizado. Tudo deve estar bem acessível de modo que você não perca tempo procurando algo.
2. Diga “não”: diga “sim” apenas quando necessário ou possível. Evite fazer coisas que lhe tomem tempo à toa ou que apenas lhe trague estresse.
3. Agende direito: quando for agendar uma nova tarefa, leve em conta fatores que tomam tempo como filas, deslocamento e trânsito.
4. Simplifique: a princípio parece que tudo que fazemos é essencial. Mas não é. Aprenda a escolher apenas as tarefas necessárias para seus objetivos.
5. Considere a vida como um todo: divida seus dias em partes – a hora do trabalho, a hora de exercitar e a hora da família. Pensar e fazer tudo ao mesmo tempo trará apenas estresse e derrubará a produtividade.
6. Foco e concentração: guarde suas pendências e to-do-list em um sistema, planilha ou mesmo num papel. Deixar as coisas vagas em sua mente trará distração e esquecimento.
7. Conheça os métodos: existem muitas teorias sobre organização pessoal. Você não precisa seguir todas, mas conhecê-las e selecionar as que você mais se interessar.
8. Encontre seu próprio caminho: mesmo com a dica 7, cada um é cada um, você pode (e deve) criar seus próprios métodos de organização.
9. Saiba a razão do seu interesse em produtividade: para que você quer fazer mais em menos tempo? Às vezes não sabemos a resposta e acabamos trabalhando mais do que nosso corpo aguenta e ficamos estressados.
10. Não erre o foco: Para quem quer ganhar produtividade e eficiência, o fundamental é analisar sua situação, informar-se suficientemente a respeito, e aí encontrar rapidamente uma técnica que funcione bem, e segui-la, para aí voltar a se concentrar em seus próprios objetivos pessoais, evitando desenvolver uma obsessão pela busca da máxima produtividade possível.

Dica do Dia

Gerentes trabalham para que seus funcionários façam o que fizeram ontem, só que um pouco mais rápido e de forma mais barata.

Líderes, por outro lado, sabem para onde ir, mas entendem que não podem chegar lá sem sua tribo, sem dar aos seus liderados as ferramentas para que eles façam as coisas acontecerem.

Gerentes querem autoridade, líderes assumem a responsabilidade.

Nós precisamos dos 2 tipos, mas precisamos tomar cuidado para não confundi-los.
Também vale a pena lembrar que líderes são mais difíceis de encontrar, o que os torna mais valiosos.