Existem gerentes que acreditam piamente que quando guardam e/ou sonegam estratégias, táticas e todo tipo de informação de sua equipe estão se tornando mais poderosos e indispensáveis. Isso é um grave erro e demonstra, claramente, que ele não possui confiança em si mesmo e em sua equipe. Na maioria das vezes esse gerente é “traído” por todos a quem não confiou.
Uma referência detalhada sobre os muitos pontos e diferentes aspectos do trabalho de vendas.Trabalhar no varejo é uma opção muito gratificante e cheia de oportunidades, você só precisa se profissionalizar. Para isto, este Blog trará a você uma ampla variedade de temas relacionados e informações relevantes que irão ajudar na sua capacitação, maximizando assim o seu potencial nesta área.
domingo, 7 de novembro de 2010
Preparação para um período de mais fluxo de vendas
Inicie planejando, impactos ocorrem em todas áreas: compras, estoques, vendas, financeiros, etc. para não perder vendas na melhor época do ano, os gerentes precisam realizar um planejamento detalhado e acompanhar de perto a operação da loja - depois, avaliar os sucessos e fracassos das ações para aperfeiçoá-las nos próximos anos.
Existem 2 tipos de clientes à sua procura neste período: aqueles que já são clientes e os que vão até você pela primeira vez. Com o primeiro grupo, a comunicaçao é mais fácil, se o mailing é ativo, ou seja, a comunicação com o seu cliente é frequente, estimule compras antecipadas, abra diversos canais de comunicação para eles, você pode dedicar uma noite da semana para que venham e façam suas compras com traquilidade, acompanhado de um pro-seco e algo para comer, um belo diferencial!
Agora o consumidor que vai até você pela primeira vez, é um pouco mais complicado, pois eles tem poucas informações sobre a sua loja ou produto, e estes consumidores tem um problema que querem resolver de forma rápida e satisfatória. Embora o "excesso" de clientes não possa ser evitado, qualquer loja tem condições de se organizar em função dos horários de pico, colocando, por exemplo, um número maior de vendedores, além de priorizar, nos momentos de maior movimento, a atuação dos melhores preparados.
Uma dica importânte é sempre mesclar a equipe fixa com os profissionais temporários, pois os fixos funcionam como apoio aos novatos, evitando qualquer erro de atendimento e assim garantir novos clientes fidelizados e satisfeitos. Nos horários de pico de movimento evite apenas vendedores temporários, mantenha sempre ambos.
Contrate os temporários com antecedência, quanto mais cedo o processo de seleção, mais rápido encontrará à sua disposição os melhores profissionais. Assim o gerente terá mais tempo para o treinamento e incorporação do vendedor temporário à sua equipe de vendas.
É fundamental contratar pessoas com aptidão para vendas, qualificadas e, de preferência, com experiência, pois o tempo para treinamento é curto. Entre outros fatores, devem ser levados em consideração a motivação e o entusiasmo dos profissionais contratados. Em outras épocas, você pode contratar pessoas sem experiêcia, pois conseguirá treiná-los à vontade. Neste momento, é importânte encontrar candidatos já com noções de vendas e que gostem de contato com pessoas, pois se joga contra o relógio.
Os líderes precisam ter plena consciência de que devem manter o ambiente bem-humorado. Se a barra está pesando, distribua um bombom para cada um ou elogios nos ouvidos. Se tiver de dar bronca em dois, jamais o faça para todos. Ache o que comemorar todos os dias e crie motivos para alegria. A motivação dos vendedores não é obtida somente através de dinheiro, mas principalmente pelo reconhecimento, valorização, treinamento, tratamento, relacionamento, bom ambiente de trabalho, respeito e individualidade.
Existem 2 tipos de clientes à sua procura neste período: aqueles que já são clientes e os que vão até você pela primeira vez. Com o primeiro grupo, a comunicaçao é mais fácil, se o mailing é ativo, ou seja, a comunicação com o seu cliente é frequente, estimule compras antecipadas, abra diversos canais de comunicação para eles, você pode dedicar uma noite da semana para que venham e façam suas compras com traquilidade, acompanhado de um pro-seco e algo para comer, um belo diferencial!
Agora o consumidor que vai até você pela primeira vez, é um pouco mais complicado, pois eles tem poucas informações sobre a sua loja ou produto, e estes consumidores tem um problema que querem resolver de forma rápida e satisfatória. Embora o "excesso" de clientes não possa ser evitado, qualquer loja tem condições de se organizar em função dos horários de pico, colocando, por exemplo, um número maior de vendedores, além de priorizar, nos momentos de maior movimento, a atuação dos melhores preparados.
Uma dica importânte é sempre mesclar a equipe fixa com os profissionais temporários, pois os fixos funcionam como apoio aos novatos, evitando qualquer erro de atendimento e assim garantir novos clientes fidelizados e satisfeitos. Nos horários de pico de movimento evite apenas vendedores temporários, mantenha sempre ambos.
Contrate os temporários com antecedência, quanto mais cedo o processo de seleção, mais rápido encontrará à sua disposição os melhores profissionais. Assim o gerente terá mais tempo para o treinamento e incorporação do vendedor temporário à sua equipe de vendas.
É fundamental contratar pessoas com aptidão para vendas, qualificadas e, de preferência, com experiência, pois o tempo para treinamento é curto. Entre outros fatores, devem ser levados em consideração a motivação e o entusiasmo dos profissionais contratados. Em outras épocas, você pode contratar pessoas sem experiêcia, pois conseguirá treiná-los à vontade. Neste momento, é importânte encontrar candidatos já com noções de vendas e que gostem de contato com pessoas, pois se joga contra o relógio.
Os líderes precisam ter plena consciência de que devem manter o ambiente bem-humorado. Se a barra está pesando, distribua um bombom para cada um ou elogios nos ouvidos. Se tiver de dar bronca em dois, jamais o faça para todos. Ache o que comemorar todos os dias e crie motivos para alegria. A motivação dos vendedores não é obtida somente através de dinheiro, mas principalmente pelo reconhecimento, valorização, treinamento, tratamento, relacionamento, bom ambiente de trabalho, respeito e individualidade.
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