quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comemoramos o Dia do Vendedor - 1º de Outubro!!

Imaginem quantos vendedores temos no Brasil!!  É ou não um nicho de mercado? É uma das profissões mais antigas que existe, e muitos profissionais de vendas não encaram esta atividade como profissão, são tímidos em falar de sua função e em valorizar o seu trabalho.
Não existe mercado sem vendas e não existiria negócio sem um vendedor. Vocês conhecem algum negócio que não precise vender a sua marca?, produtos ou serviços?, conceito?. Qualquer profissão precisa do seu marketing de vendas, e para o vendedor fazer bem feito deve amar o que faz, é o amor pela profissão que dá garra para levantar, enfrentar os “nãos”, as objeções e ajudar cada cliente a satisfazer suas necessidades e seus desejos. Vendas é isso mesmo, é entender e ajudar as pessoas!
Valorize a sua profissão e reflita: é possível vender bem sem ser vendedor? É possível o sucesso de uma marca sem vendedor? É possível conquistar clientes sem este profissional? É possível trazer soluções para milhões de pessoas sem que se venda alguma coisa?
Entenda como esta profissão está sendo cada vez mais valorizada no mercado empresarial e profissional, veja as mudanças:
  • Universidades com cursos em gestão comercial, curso superior;
  • Várias profissões como médicos, engenheiros, advogados, e tantos outros precisam vender seus serviços e muitos deles estão participando de palestras e treinamentos de vendas;
  • Marcas conhecidas estão na mão dos profissionais de vendas;
  • Empresas abrem mercado através dos vendedores chamados pracista - representantes comerciais;
  • Vários programas de treinamentos são oferecidos visando a especialização no varejo dos chamados vendedores de balcão (lojas);
  • Muda-se o nome, mas não o perfil, as características e o profissionalismo destes artistas;
  • Pouco tempo atrás os vendedores tinham vergonha de falar o que faziam, porém, com a valorização da profissão (sem vendedor não se vende) os mais preparados falam de boca cheia SOU VENDEDOR PROFISSIONAL.
No mundo competitivo e profissional não há mais espaços para amadores nem para os tradicionais balconistas, pracistas, externos... Os consultores em vendas são os grandes especialistas do mercado, pois entendem de produtos, clientes, tendências, custos, planejamento e pessoas.
Parabéns pelo dia do vendedor!! (01 de outubro)

Dica do Dia 30/09/2010

Uma das novas atribuições do gerente de sucesso  é a todo o momento observar profissionais em ação para poder  atraí-los para sua equipe.  Independente do produto ou até do ramo de atuação encontramos pessoas com grande potencial, muitas vezes, “perdidas”  em outras empresas ou até em outras atividades.  O papel do novo lider é “garimpar” esses potenciais no mercado.