domingo, 3 de outubro de 2010

Um novo Vendedor...e agora?!

  • APOIO: Uma das maiores funções do gerente é oferecer apoio e encorajamento aos novatos, principalmente se eles não tiverem nenhuma experiência. É necessário mostrar que a profissão é feita de muitas derrotas e vitórias. Afirme sua confiança nas qualidades e habilidades do novo vendedor.
  • OBJETIVOS: Lembre seus vendedores que as metas de venda os ajudará a manter foco no que é necessário para atingí-las. Divida as metas mensais em semanais e diárias, isto permitirá que os novatos percebam facilmente os seus progressos.
  • OLHO NA AÇÃO: Não basta dizer a seus vendedores o que se espera deles, se você não diz como chegar lá. Monte junto com eles, um plano para atingir os objetivos. Faça com que cada vendedor monte o plano individualmente, uma vez que cada um tem uma característica diferente.
  • COMUNICAÇÃO:  A maneira como você trata os novatos irá determinar se eles irão lhe procurar para resolver problemas ou não. Facilite o acesso deles a você. Isto evitará muitos problemas no futuro.
  • MEÇA RESULTADOS:  Vendedores novos precisam de treinamento, muitas dicas e informações para continuar co caminho certo. Faça reuniões regularmente com eles, dê feed back, mostre-lhes o que pode ser melhorado.  Aponte e mostre numeros, peça mudanças , sugira, mas evite impor um comportamento. Faça com que eles  pensem e encontrem as melhores soluções por eles próprios.

Visão Tradicional e Nova Visão do Gerente de Vendas

Visão Tradicional: Foco  em Vendas
Nova Visão: Foco em rentabilidade

Visão Tradicional: Ausência de Planejamento
Nova Visão: Hábito de Planejar

Visão Tradicional: Planejamento a curto prazo
Nova Visão:  Planejamento a médio – longo prazo

Visão Tradicional: Foco somente em treinamento
Nova Visão: Foco em R.H/desenvolvimento

Visão Tradicional: Recrutamento por necessidade ou emergência
Nova Visão: Recrutamento preventivo

Visão Tadicional: Gerência por comando
Nova Visão: Gerência por Liderança

CONSUMIDORES - reflita

·         Ganhar um novo CONSUMIDOR é cinco vezes mais caro que manter um antigo;

·         Erros são inevitáveis, mas CONSUMIDORES insatisfeitos não. Corrigindo as falhas com sabedoria, os CONSUMIDORES bravos e frustados podem ser facilmente fidelizados;

·         Mercado se conquista agradando o CONSUMIDOR. Um CONSUMIDOR insatisfeito, fala sobre suas experiências ruins para aproximadamente onze pessoas. Os que tem uma experiência boa, falam somente para cinco pessoas;

·         CONSUMIDORES que reclamam são uma exceção. A maioria não se queixa, porque acha que a situação não tem conserto, ou porque não quer chamar atenção. Portanto, é importante estimular a maioria silenciosa e se manifestar, para que possamos resolver as questões;

·         São aborrecimentos aparentemente pequenos que deixam os CONSUMIDORES furiosos;

·         Mais da metade de todo o esforço das empresas para responderem às reclamações dos CONSUMIDORES, na verdade, só reforça impressões  negativas;

·         CONSUMIDORES contrariados vão bater em outra porta na primeira oportunidade que tiverem. E  fazem isso, provocando o maior estrago possível no boca a boca;

·         Se o CONSUMIDOR acredita que tem um problema, mesmo que esse problema não exista, ele tem quer ser resolvido;

·         O CONSUMIDOR irritado, precisa saber logo que estamos tentando resolver seu problema. Ele quer soluções, e não receber ordens ou burocracia;

·         Não há lugar no terceiro milénio para empresas que não ouvem o CONSUMIDOR.

Dica do Dia 03

Quando se fala em liderança de vendedores, o gerente que se utiliza do “poder” está  com os dias contados. O novo líder tem como princípios ajudar pessoas a perceberem o  verdadeiro sentido do trabalho de vendas e induzir o constante “autodesenvolvimento”. Isso é liderar.