- APOIO: Uma das maiores funções do gerente é oferecer apoio e encorajamento aos novatos, principalmente se eles não tiverem nenhuma experiência. É necessário mostrar que a profissão é feita de muitas derrotas e vitórias. Afirme sua confiança nas qualidades e habilidades do novo vendedor.
- OBJETIVOS: Lembre seus vendedores que as metas de venda os ajudará a manter foco no que é necessário para atingí-las. Divida as metas mensais em semanais e diárias, isto permitirá que os novatos percebam facilmente os seus progressos.
- OLHO NA AÇÃO: Não basta dizer a seus vendedores o que se espera deles, se você não diz como chegar lá. Monte junto com eles, um plano para atingir os objetivos. Faça com que cada vendedor monte o plano individualmente, uma vez que cada um tem uma característica diferente.
- COMUNICAÇÃO: A maneira como você trata os novatos irá determinar se eles irão lhe procurar para resolver problemas ou não. Facilite o acesso deles a você. Isto evitará muitos problemas no futuro.
- MEÇA RESULTADOS: Vendedores novos precisam de treinamento, muitas dicas e informações para continuar co caminho certo. Faça reuniões regularmente com eles, dê feed back, mostre-lhes o que pode ser melhorado. Aponte e mostre numeros, peça mudanças , sugira, mas evite impor um comportamento. Faça com que eles pensem e encontrem as melhores soluções por eles próprios.
Uma referência detalhada sobre os muitos pontos e diferentes aspectos do trabalho de vendas.Trabalhar no varejo é uma opção muito gratificante e cheia de oportunidades, você só precisa se profissionalizar. Para isto, este Blog trará a você uma ampla variedade de temas relacionados e informações relevantes que irão ajudar na sua capacitação, maximizando assim o seu potencial nesta área.
domingo, 3 de outubro de 2010
Um novo Vendedor...e agora?!
Visão Tradicional e Nova Visão do Gerente de Vendas
Visão Tradicional: Foco em Vendas
Nova Visão: Foco em rentabilidade
Visão Tradicional: Ausência de Planejamento
Nova Visão: Hábito de Planejar
Visão Tradicional: Planejamento a curto prazo
Nova Visão: Planejamento a médio – longo prazo
Visão Tradicional: Foco somente em treinamento
Nova Visão: Foco em R.H/desenvolvimento
Visão Tradicional: Recrutamento por necessidade ou emergência
Nova Visão: Recrutamento preventivo
Visão Tadicional: Gerência por comando
Nova Visão: Gerência por Liderança
CONSUMIDORES - reflita
· Ganhar um novo CONSUMIDOR é cinco vezes mais caro que manter um antigo;
· Erros são inevitáveis, mas CONSUMIDORES insatisfeitos não. Corrigindo as falhas com sabedoria, os CONSUMIDORES bravos e frustados podem ser facilmente fidelizados;
· Mercado se conquista agradando o CONSUMIDOR. Um CONSUMIDOR insatisfeito, fala sobre suas experiências ruins para aproximadamente onze pessoas. Os que tem uma experiência boa, falam somente para cinco pessoas;
· CONSUMIDORES que reclamam são uma exceção. A maioria não se queixa, porque acha que a situação não tem conserto, ou porque não quer chamar atenção. Portanto, é importante estimular a maioria silenciosa e se manifestar, para que possamos resolver as questões;
· São aborrecimentos aparentemente pequenos que deixam os CONSUMIDORES furiosos;
· Mais da metade de todo o esforço das empresas para responderem às reclamações dos CONSUMIDORES, na verdade, só reforça impressões negativas;
· CONSUMIDORES contrariados vão bater em outra porta na primeira oportunidade que tiverem. E fazem isso, provocando o maior estrago possível no boca a boca;
· Se o CONSUMIDOR acredita que tem um problema, mesmo que esse problema não exista, ele tem quer ser resolvido;
· O CONSUMIDOR irritado, precisa saber logo que estamos tentando resolver seu problema. Ele quer soluções, e não receber ordens ou burocracia;
· Não há lugar no terceiro milénio para empresas que não ouvem o CONSUMIDOR.
Dica do Dia 03
Quando se fala em liderança de vendedores, o gerente que se utiliza do “poder” está com os dias contados. O novo líder tem como princípios ajudar pessoas a perceberem o verdadeiro sentido do trabalho de vendas e induzir o constante “autodesenvolvimento”. Isso é liderar.
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