quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Liderar e Gerenciar

Qual é a diferença entre Liderar e Gerenciar?

O líder tem visão estratégica, foco sempre nas pessoas, gera valores em comum, estimula pessoas a executar, dirigindo-as, motivando-as. Tem um contato diário com grandes grupos ou individualmente, as ajuda, as guia e as inspira ao atingimento dos objetivos. A maior missão do líder é reunir pessoas diferentes com interesses diferentes a perseguirem uma visão única e futura, maximizando a visão do grupo e minimizando a visão pessoal.

O gerenciamento esta focado nos resultados, na venda, planejando, dirigindo, controlando, modificando e criando sempre, mantendo a estabilizade organizacional.


E qual é a melhor prática?


A principal diferença entre eles é a forma de se comportar e relacionar, existe uma série de tarefas a realizar em que precisaremos do jeito do Líder agir ou do jeito macanizado do Gerente agir, e cria-se um impasse: Foco nas pessoas através da liderança ou dos resultados?

Os atributos de liderança como de gerencia são necessários na empresa, a liderança não é capaz de substituir o gerenciamento, ela deve ser agregada a ele, deve haver um equilíbrio entre as duas teorias, é um desafio, do qual se percebe que muitos gerentes já possuem algumas habilidades e qualidades e outras podem ser desenvolvidas, para execer uma liderança eficiente.

O equilíbrio entre ambos é de extrema importancia, pois somente com atributos de líder sem uma gestão gerará muitas ilusões e somente atributos de gerente sem liderança gerará baixa eficácia, muita ansiedade e muito esforço sem direção.

O gerente é identificado pela autoridade pois ele precisa de um papel, um cargo, já o lider é identificado pelo poder não necessáriamente necessita de um cargo.

Vamos para um exemplo simples, em um exército, em tempos de paz tudo iria perfeitamente bem somente com gerentes, mas em período de guerra qualquer exército que só tenha gerentes seria derrotado com facilidade e é neste momento que surge o líder que fará que os soldados superem todos os limites que antes seriam impossíveis de superar. É o lider que fará com que atinjam resultados extraordinários em momentos de adrenalina.

Muitos profissionais tem desenvolvido a capacidade de líderes, pois sabem o peso de “ouro” no mercado pois um líder honesto, que se antecipa aos acontecimentos, inspirador e competente, é seguido por muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário