No varejo, os “chapéus” podem ser considerados como as responsabilidades e os procedimentos necessários para que o gerente desempenhe seu cargo com sucesso. Não há mistério em como vender e gerenciar uma loja de forma eficaz. É necessário, porém, que o profissional esteja sempre atento aos mínimos detalhes. A partir disso, os quatro “chapéus” que o gerente usará, são: • Vendedor; • Treinador; • Gerente de operações; • Gerente de vendas. Chapéu do vendedor Seu objetivo é converter clientes em compradores através de vendas satisfatórias. Ao usar esse “chapéu”, o profissional deverá estimular o cliente a comprar um determinado produto. Para tal, precisará estar preparado para realizar de forma correta a abertura de venda, a sondagem e a demonstração. Chapéu do treinador Com ele o gerente precisará se dedicar a ter uma equipe completamente treinada em relação a inclusões ou mudanças de procedimentos operacionais e a informações disponíveis sobre conhecimento de um produto; além de incentivar o desenvolvimento das habilidades de vendas da equipe. Chapéu do gerente de operações Ao usá-lo, é possível tornar a loja livre e desimpedida para vender. Este “chapéu” deve levar em consideração questões relacionadas ao pessoal (salários e benefícios, horários, folha de pagamento etc.) e ao produto (gerenciamento de estoque, promoções, exposição de produto, contabilidade diária etc.). Chapéu do gerente de vendas Visa melhorar as estatísticas de vendas individuais. Leva em conta aspectos referentes ao pessoal (recrutamento e seleção, ponto e folha de pagamento, orientação progressiva etc.), ao produto (concorrência, comunicação com o departamento de produto e promoções) e à gerência de vendas (uso de ferramentas de gerência de vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de pessoal). Não há nenhum motivo para acreditar que o gerente não possa usar todos os quatro “chapéus” de maneira bem-sucedida. Na realidade, as pessoas podem assumir muitas responsabilidades no dia a dia. O único motivo que impede que isto aconteça é quando os “chapéus” não estão claramente definidos com referenciais para o sucesso e a avaliação de resultados. Se o gerente não souber como usar qualquer um dos “chapéus” acima, o êxito dele será parcial. Isso significa simplesmente que ele não terá um bom desempenho naquela função específica e que seu trabalho será mais difícil de ser realizado.[site Varejista] |
Uma referência detalhada sobre os muitos pontos e diferentes aspectos do trabalho de vendas.Trabalhar no varejo é uma opção muito gratificante e cheia de oportunidades, você só precisa se profissionalizar. Para isto, este Blog trará a você uma ampla variedade de temas relacionados e informações relevantes que irão ajudar na sua capacitação, maximizando assim o seu potencial nesta área.
sábado, 29 de outubro de 2011
Os 4 Chapéus do Gerente...
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