segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Novos Vendedores - Integração e Treinamento constante

Admitir foi um passo,... integrá-lo a loja/equipe é outro,... mas assumir a verdadeira formação para poder fazer dele um verdadeiro vendedor o mais depressa possível é um dos verdadeiros desafios do Gerente.


Fazer com que um novo vendedor fique seguro e perfeitamente à vontade desde o seu primeiro dia de trabalho não é apenas um detalhe de delicadeza humana que devemos a todos, mas também uma estratégia gerencial.


O gerente tem toda a responsabilidade neste processo, que se aplica a fazer com que o novo vendedor se sinta em casa, definindo a ele a posição que irá ocupar na empresa, acompanhando-o no treinamento introdutório e no desenvolvimento de sua aprendizagem, criando assim um clima saudável e adequado em sua equipe.


Inicíe com a apresentação da loja, onde é o estoque, caixa, provadores, onde irá guardar os seus pertences pessoais durante o dia trabalhado, entregue a agenda pessoal em que irá cadastrar os clientes para fidelização. Depois saia pelo shopping, apresentando os espaços, área de alimentação, banheiros, cinemas, lojas de concorrência direta e indireta,  é de extrema importância a apresentação do espaço loja/shopping onde irá trabalhar.

Na sequencia, apresentação da equipe com a qual irá conviver, vendedores, caixas, estoquistas e auxiliar de serviços gerais da loja.
Assim ele terá a visão de um todo, espaço fisico e pessoas no seu dia a dia.


Agora vem a hora de apresentar ao seu novo vendedor a missão e visão da empresa, as normas da empresa, qual será a sua rotina de trabalho, horário de chegada, saída, lanche, escala de folgas, seção de reposição na loja e como fazer, condições de pagamento, como fazer cadastros de clientes em sua agenda, dando sequencia com o produto apresentação as características e benecífios, história da coleção, falar sobre o consumidor da marca, idade comportamento, etc..


Lembre, todas estas informações darão a  base de sustentação para o seu novo funcionário iniciar o trabalho com conhecimento de um todo, depois disto acompanhe as etapas de venda em cada atendimento que ele for fazer, atendendo em dupla, dando os feed backs necessários para desenvolvimento. Promova treinamento das etapas de venda com ele e toda a equipe constantemente. Os treinamentos constantes dividindo experiências entre eles  farão da sua equipe um “time” campeão!

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