segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Produtividade da sua Equipe

Este é um tema que pode ser muito explorado, com mil dicas de estratégias aumentando cada vez mais a produtividade da sua equipe.



Por onde começar? como passar para todos as prioridades? o planejamento do período? as tarefas? as metas? os prazos?, etc...fechar uma única linha de raciocínio com a sua equipe de uma forma eficaz contando com a colaboração de todos.


Vamos iniciar com Reuniões, sim! isso mesmo! Reuniões mensais, quinzenais ou semanais com toda a equipe (veja qual é a necessidade dos períodos de agendamento de reunião para manter todos alinhados com a performance necessária para a loja).


Reuniões são ferramentas fundamentais para provocar mudanças e obter soluções. Possibilitam o crescimento coletivo e aumento do entendimento de metas e objetivos. Um aspecto fundamental é o tempo, hoje em dia, as melhores práticas sugerem que as reuniões sejam mais curtas e mais frequentes, como forma de aumentar a produtividade.


Se prepare com o material necessário e conteúdo pois este é um momento muito importante para você gerente pois a sua liderança poderá ficar ameaçada se não tiver uma postura e conteúdo, faça deste momento um encontro produtivo, motivador, objetivo e prazeroso, a equipe deve sentir que eles são peças fundamentais para a conquista dos objetivos.


Agende as reuniões com antecedência, assim todos poderão se programar para este dia, evitando assim faltas e atrasos. Utilize o quadro de avisos da sua loja, informando o dia, horário, duração e assuntos que serão abordados.


Lembre, um funcionário motivado é sinônimo de menor desperdício e maior produção.


Pautas para reunião:


• Fechamento do mês anterior – índices de performance realizados – cotas e percentual atingido,PM (preço médio), VM (venda média), PA (peças adicionadas), TX (taxa de conversão), etc.. Analise junto a equipe, quais foram os fatores internos e externos que colaboraram para o desempenho do mês.


• Apresente as Metas do mês que se inicía tanto da loja como de cada vendedor, cotas em valor, peças e índices necessários para chegar ao objetivo. Faça o planejamento do mês que inicía, com as estratégias que serão necessárias para a otimização da performance do mês, escute a sua equipe, veja o que eles sugerem para facilitar o atingimento das metas para o mês que se inicia, ex: motivacionais relâmpagos, ações com clientes fidelizados, alteração do visual e merchandising da loja aos finais de semana, etc.


• Em alguns sábados do mês, faça reuniões antes de iniciar o dia de vendas – abrir com um café da manhã, será uma reunião motivacional, abordando a meta do dia, inclua algum texto motivacional ou dinâmica em grupo, descontraia e iniciem o dia com o pé direito!! Lembre esta é uma reunião de no máximo 30 minutos deve ser leve e motivadora..


• Outros assuntos como treinamentos/ desenvolvimento de equipes, introdução de novas implantações na loja, reuniões sobre operacionais, pesquisas de mercado/concorrentes, etc..deverão ser abordados em outras datas de reunião, sem interferir na reunião mensal de metas e aos sabados de dinâmicas/textos para refletir e motivacionais relâmpagos.

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