domingo, 10 de outubro de 2010

Supervisor Tradicional X Supervisor Líder

Qual é o principal objetivo de um supervisor?

O supervisor de varejo desenvolve o seu conhecimento pela experiência profissional e vivência. Hoje um Supervisor deve ser eficaz, não aceitando somente a eficiência no seu trabalho. (Eficácia é fazer as coisas certas e eficiência é fazer certo as coisas), isto significa que nem tudo que fizermos corretamente representará em resultados positivos para a empresa. Outro fator importânte é a liderança, existe a afirmação de que os líderes nascem feitos, Não é Verdade!!, pois através da qualificação e conscientização pode-se desenvolver as características principais para uma pessoa se tornar um líder.

Há profissionais que estão nesta área atuando como Supervisores e que estão fora das exigências que o mercado impõe para se conseguir estruturar equipes motivadas, comprometidas com o seu trabalho e fidelizadas à empresa, cometem erros mortais de supervisores medíocres e são facilmente identificados pelos comportamentos abaixo:

  • Estão sempre certos: usam o cargo e a autoridade para se impor. Não deixam fluir qualquer possibilidade de criatividade e inovação dentro das suas equipes;
  • São estressados e perdem a calma, por qualquer coisa: discutem, insultam, não respeitam os sentimentos. Não são respeitados, são temidos pelas suas equipes;
  • Não assumem seus erros: somente assumem o sucesso, quando algo sai errado a culpa sempre é da equipe, gerando ressentimentos e desmotivação de todos;
  • Sem tolerância: para tudo que não se encaixa nas suas crenças em relação as pessoas, projetos e ideias;
  • Se consideram perfeitos: querem ter o controle de tudo, e apresentam sérios problemas quando não estão no comando. Eles, ao contrário do que pensam, são o centro do problema.;
  • Não delegam: centralizam as decisões, chegando ao extremo de não delegar tarefas. Acham que sem eles, a empresa seria o caos;
  • Não desenvolvem os seus gerentes: agem como se eles fossem vendedores responsáveis, a falta de desenvolvimento da equipe gerencial não fará a empresa crescer, pois por sua vez os gerentes não darão a devida importância ao desenvolvimento das equipes de vendas, e assim a gestão continuará falha.
  • Não tem um propósito maior na vida: trabalham sem ética, onde os resultados justificam os meios empregados, resultando em equipes com muitas desavenças;
  • Não reconhecem o mérito dos outros: não trabalham com benefícios e premiações para quem se destaca. Julgam ser obrigação profissional. Criam um ambiente altamente desmotivador;
  • Sem inteligencia emocional: tem um bom nível de inteligência, são qualificados, mas pobres em qualidades pessoais, não conseguindo ser aceitos por todas as áreas da empresa;
  • Sem visão empresarial: são motivados por resultados à curto prazo, não sabem trabalhar com planejamento e metas para médio e longo prazo. Não trabalham com metas qualitativas;

Diferenças entre um Supervisor Tradicional e um Supervisor Líder:
supervisor tradicional: Controla o que se faz na organização
supervisor líder: Catalisa mudanças essenciais à organização

supervisor tradicional: Impõem suas idéias
supervisor líder: Negocia visando resultados específicos

supervisor tradicional: Tem postura centralizadora
supervisor líder: Potencializa o poder das pessoas

supervisor tradicional: Limita e define a área de atuação do seus gerentes
supervisor líder: Libera a criatividade

supervisor tradicional: Centra-se na questão “o que”
supervisor líder: Preocupa-se com a questão “como”

supervisor tradicional: Mantêm as pessoas em seus lugares
supervisor líder: Atua como facilitador incentivando o crescimento profissinal/plano de carreira

supervisor tradicional: Segue a linha do “Eis o que vamos fazer”
supervisor líder: Cria ambientes motivados, utilizando recompensas e estímulos positivos.

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