sábado, 4 de dezembro de 2010

Como resolver problemas de equipes

Equipes são o ponto forte de uma loja bem sucedida em vendas, mas, quando iniciam-se as dificuldades de relação entre eles pode de tornar um problema serio se o gerente não agir com velocidade e inteligencia emocional, é vital que o gerente estimule o relacionamento profissional entre eles, o espírito de equipe, a comunicação, a criação de fidelidade entre o grupo, estabelecendo um propósito comum e metas a conquistar, incentivando a comunicação, elogiando se houver atitudes para serem elogiadas.
O gerente deve ter uma posição de líder ativa, ouvindo a equipe, dando toda a atenção possível e sempre retornando as necessidades do grupo.

Por mais que o gerente espere que a equipe de vendas atue junta, podem haver discordâncias entre eles e até com a liderança. Investigue se os problemas são localizados ou se a insatisfação é generalizada. Se o moral de toda a equipe estiver baixo prejudicará o trabalho, e o gerente deverá repensar as coisas: a estratégia, a estrutura da equipe e quem está nela.

Uma vez que identificado o problema descubra a raiz, é preciso que o gerente o discuta com as pessoas envolvidas. Essa é uma tarefa para os ouvidos – ouça as pessoas sobre o que acham que está acontecendo, e utilize o seu conhecimento prévio sobre elas, para avaliar atitudes e pré-conceitos.
Ofereça a oportunidade de lhes contar em particular o que eles supõem ser a raiz da tensão e explore formas de desativá-la. Quantas pessoas estão causando o conflito? Fale com ele pessoalmente. O grupo ficou dividido? Se sim, insista em trégua entre os lados da guerra. Você é o responsável? Converse com a equipe para ver como recuperar o controle. O objetivo do exercício é melhorar o comportamento, não encontrar culpados e fazer críticas. Não descanse até achar uma solução aceitável para todos.
Lembre:
·         problemas pessoais entre os membros da equipe devem ser resolvidos de forma construtiva;
·         não faz sentido reagir a qualquer dificuldade até que você esteja certo da causa real;
·         há sempre novas montanhas para a equipe escalar;
·         a “cultura da culpa” deve ser cortada na raiz de outra forma, matará o espírito de equipe.

Depois do gerente conversar com as pessoas que estão causando o problema, é preciso tomar providencias. Seja construtivo, é necessário achar pontos em comum para començar a reconstruir as reações. Reavalie se as funções na equipe estão claras, se o volume de trabalho está distribuído de forma justa, se há alguém se sentindo sobre carregado e estressado e repense em uma nova distribuição de tarefas até achar as soluções, mas aja em tempo hábil. Demita quem continuar dando problemas depois de todas as conversas, feed backs e tentativas.
Lembre:
  • Evite confronto direto com as pessoas da equipe;
  • Lembre-se de ser duro com os problemas, não com as pessoas.

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