sábado, 4 de dezembro de 2010

Supervisor de Vendas - Parte 2

Entre todas as funções que o supervisor de vendas tem, lá vão algumas importantes...

Pesquisa de Intenção de Compra:
  • Consolidar as informações dos gerentes/vendedores para avaliar o potencial de compras dos consumidores da região.
  • Verificar, avaliar e dar retorno sobre as ações propostas para os consumidores/loja feita pelo gerente da loja
Planejamento de vendas:
  • Elaborar mensalmente a planilha de planejamento de vendas das suas lojas, informando ao superior imediato o potencial de compra, as metas que a loja deve atingir e as ações sugeridas para efetivar os negócios.
Ação de Vendas:
  • Responder perante a empresa pelas atividades da equipe de vendedores, da sua região.
  • Calcular o tamanho da equipe de vendas com base no potencial do shopping/mercado, fornecendo as informações necessárias ao seu superior imediato.
  • Dividir o objetivo global da empresa, para a sua região, em cotas individuais para cada loja e equipe de vendas. (do macro ao micro)
  • Auxiliar o gerente e a equipe de vendas a estabelecer as prioridades de atendimento, pós vendas, fidelização.
  • Acompanhar a concorrência direta e indireta, com pesquisas de mercado.
  • Verificar as taxas de conversão da loja e fidelização de clientes medindo o grau de satisfação dos consumidores.
Acompanhamento do realizado:
  • Examinar carteira de pedidos, giro dos produtos e categorias de produtos, relatórios de visita, relatório de vendas, índices de desempenho, taxa de conversão, atingimento de cotas estipuladas.
  • Acompanhar os gerente e vendedores nos atendimentos,  verificar se as orientações da empresa e o treinamento recebido estão sendo utilizado no campo de trabalho.
  • Providenciar treinamento para a equipe de vendas quando for constatado que existem falhas na venda e demonstração dos produtos, e se certificar que o gerente faz treinamentos habitualmente.
  • Avaliar o conhecimento que a equipe de vendas tem dos produtos, suas características e aplicações, providenciando complementação dos conhecimentos faltantes junto ao gerente.
  • Manter registro sistemático do desempenho da equipe de vendas quanto a cotas de venda, objetivos de faturamento, produtos vendidos, giro de produtos, etc.

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