segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Empowerment uma forma fundamentalmente diferente de trabalhar junto.

É uma ação de Gestão Estratégica que visa o compartilhamento das informações e valorização do capital humano da empresa com a participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

As pessoas querem fazer a diferença, e a empresa precisa delas para isto. A empresa tradicional precisava apenas dos corpos dos funcionários, para realizarem suas funções claramente definidas, sem fazer perguntas. O local de trabalho hoje precisa de funcionários que possam tomar decisões, que possam descobrir soluções para os problemas, que possam ter iniciativa e que sejam responsáveis pelos resultados.

Os funcionários sentem-se responsáveis não apenas por fazer um trabalho, mas também por fazer toda a empresa funcionar melhor. O novo funcionário é um solucionador de problemas ativo, que ajuda a planejar como fazer as coisas e então fazê-las. As equipes trabalham juntas para melhorar continuamente su performance, alcançando níveis altos de produtividade.


As empresas são estruturadas de maneira que as pessoas sintam que são capazes de alcançar os resultados que querem, que possam fazer o que precisa ser feito, não apenas o que é exigido delas, e sejam recompensadas por agirem assim.

O local de trabalho com empowerment é carcaterizado por:
Melhora do conteúdo do trabalho, expansão de habilidades e das tarefas que compõem uma função, liberação de criatividade e inovação, aumento do controle sobe as decisões em relação ao trabalho, relização de uma tarefa inteira ao invés de apenas parte dela, satisfação do Cliente, orientação para o mercado.

O local de trabalho com empowerment origina-se de uma nova relação entre os funcionários e de uma nova relação entre as pessoas e a organização. Eles são parceiros. Cada um não apenas se sente responsável pelo seu trabalho, mas tem um sentimento de propriedade em relação ao todo. A equipe de trabalho não é apenas aquela que reage às exigências, ela também é uma autora da ação. O funcionário é um tomador de decisão, não um seguidor. Todos sentem que estão continuamente aprendendo e desenvolvendo novas habilidades para atender às novas exigências.

O empowerment não é um conjunto de técnicas, mas, ao contrário, uma forma de construir uma compreensão interna do relacionamento entre você mesmo e as pessoas com as quais trabalha.

Uma forma de entender isto é perceber a diferença de atitude entre uma pessoa que diz: "Eu faço o que eu sou" e uma pessoa que diz: "Eu sou o que eu faço". A pessoa que diz: "Eu sou um gerente de loja" adquire a identidade a partir de sinais externos, como título da função, ou da empresa. A pessoa que diz: "Eu gerencio uma loja" encontra a identidade a partir de atitudes, crenças e valores louváveis.

Esta pode parecer uma mudança insignificante, mas tende a fazer uma grande diferença para se compreender o empowerment.

O que você diz quando alguém pergunta a você: "O que você faz?"...

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