segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIBERDADE versus CONTROLE

Tradicionalmente, o papel do gerente era manter os pocessos e as pessoas sob rígido controle. O melhor gerente mantinha as mais curtas rédeas em relação às pessoas. O comportamento dos funcionários tinha de ser observado e controlado pelos supervisores e gerentes.

O novo local de trabalho é aquele onde as pessoas têm poder para tomar suas próprias decisões e gerenciá-las.  O empowerment  é totalmente diferente da idéia tradicional de controle. É um ambiente onde as pessoas querem ser responsáveis e são livres para agir. Mas liberdade pessoal exagerada levaria ao caos.

Você, como gerente ou supervisor, provavelmente sente que está dividido entre impor controle e permitir a liberdade pessoal. Pode sentir que controle e liberdade são extremidades opostas  - e você precisa escolher ou um ou o outro. Mas, olhando novamente, você pode ver que em qualquer empresa algumas coisas precisam ser rigidamente controladas, enquanto outras áreas de trabalho podem ser deixadas para a liberdade e iniciativa das pessoas.


Você quer manter um rígido controle sobre qualidade e recursos. Mas quer melhorar a criatividade individual, tornar as pessoas responsáveis pelos resultados e convidá-las a desenvolver um alto comprometimento em relação ao seu trabalho.

Empowerment é encontrar o equilíbrio certo.

Pense sobre sua empresa e liste os processos:
  • Quais processos precisam ser rigidamente controlados?
  • Quais processos precisam ser deixados para a iniciativa pessoal?
Fica a Dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário