domingo, 2 de janeiro de 2011

O novo Consumidor Brasileiro

O consumidor no país nunca foi tão vigoroso. Até 2012, o mercado superará 1 trilhão de dolares por ano ...no perfil de seus consumidores.
Entenda  o impacto disso nos negócios, ao mesmo tempo o Brasil passa por uma transformação sem  precedentes...
Tendência 1: O avanço das mulheres no mercado de trabalho cresce ano após ano e está criando novos padrões de consumo e comportamento. A perspectiva de venda dos produtos dedicados ao público feminino é grande.
Tendência 2: Mais casais sem filhos. Há cada vez mais casais que decidem não ter filhos ou postergam a paternidade para aproveitar a vida sem preocupações com gastos.
Tendência 3: Cresce o número de pessoas morando sozinhas. O consumo da pessoas que moram sozinhas vem crescendo em média 6% ao ano. Elas são responsáveis por 40% do aumento das vendas de produtos práticos e em porçoes individuais.
Tendência 4: Mais consumidores de meia-idade. Eles são mais ricos. Essa faixa etária corresponde a 43% da classe de renda mais alta (acima de dez salários mínimos) no total da populaçõa, são 23%. São também mais empreendedores: entre os maiores de 50 anos, 33% trabalham por conta própria, no conjunto da população, a proporção é de 19%
Tendência 5: Uma vida mais longa e melhor. O mercado de viagens é um dos que mais se beneficiam do novo estilo de vida dos idosos. As empresas de bens de consumo também estão se adaptando para atender às necessidades desse público.
Fenômenos como o envelhecimento da população e o aumento do número de solteiros obrigarão as empresas a  adaptar suas linhas de produtos às novas tendências de consumo. Exame –Ed.916

2 comentários: