quarta-feira, 9 de março de 2011

Feedback e Feedforward.

O Feedforward é uma nova palavra em gestão, é o Feedback focado no futuro.

Enquanto o Feedback foca no passado, no que já aconteceu, o Feedforward foca no futuro, no desenvolvimento de carreira, de taletos, na infinita variedade de oportunidades que podem ocorrer.

O Feedforward ajuda o profissional a visualizar e se concentrar em um futuro promissor, concentra-se nas soluções. Dessa forma, é considerado positivo. Está ligado ainda ao que não ocorreu, por isso, não é visto de maneira negativa, reforça a possibilidade de mudança, é considerado uma excelente técnica para fornecer ideias às pessoas de sucesso, encontram-se algumas ideias e sugestões visando o aperfeiçoamento de determinadas competências necessárias para o alcance das metas no futuro.

O Feedback é uma das ferramenta de liderança considerada um processo essencial para o desenvolvimento dos profissionais, no qual analisamos e informamos sobre o desempenho ou atividades executadas com o objetivo de reorientar para ser feita de uma forma mais assertiva.

Podemos dizer então que o Feedback é estático e o Feedforward é dinâmico e em constante expansão.

Para trabalhar com Feedforward, seja bem criterioso e identifique em sua equipe  o profissional com competências  alinhadas aos objetivos da empresa. Depois de detectado o profissional, defina de 1 a 2 competências para desenvolver nos próximos 3 meses, deixando claro quais são as expectativas depositadas nele.

Vamos para um exemplo clássico
: O melhor vendedor da loja, aquele que mais fideliza, aquele que sempre supera as metas e desafios tendo um resultado excepcional é colocado para gerenciar uma equipe. Pode ser que não existam competências técnicas que possam fazer a diferença significativa no desempenho deste profissional, porém existe a possibilidade de crescimento através do desenvolvimento de competências comportamentais que hoje precisam ser susituídas por novas habilidades.
Não espere ele cometer erros para depois dar Feedback, vocês precisam iniciar juntos o novo processo, identificando quais as competências que irão contribuir de uma forma eficaz ao resultado e quais serão as habilidades a desenvolver, exemplo: talvez o futuro gerente precise aprender a incentivar a motivação ou ensinar técnicas de sucesso a sua equipe sem medo de estar entregando seus segredos enquanto vendedor. O que não pode acontecer é o novo gerente continuar a exercer o seu papel de vendedor individual e não o de um gerente  de vendas, o que normalmente ocorre, por falta de direcionamento do supervisor em aplicar a nova ferramenta de gestão - o Feedforward.

Observações importântes sobre Feedback e Feedforward:

  •  A grande vantagem do Feedforward é que nós podemos mudar o futuro, ao contrário de quando trabalhamos com Feedback onde não podemos mudar o passado.
  • É mais produtivo ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos, ao invés de disser o que elas fizeram de errado.
  • Muitas vezes somos obrigados a dar Feedback a pessoas que não conhecemos profundamente. Por isso é muito mais coerente discutir com o profissional, idéias e oportunidades de desenvolvimento ao invés de discutir comportamentos que desconhecemos.

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